O que leva a pluralidade a ser objeto de crises e rupturas políticas:
reflexões e compreensões no pensamento de Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i2.15992Palavras-chave:
Hannah Arendt; Política; Pluralidade-crise.Resumo
O presente texto tem como objetivo a compreensão da pluralidade como objeto de crises e rupturas na política. O tema é problematizado a partir do pressuposto pluralidade versus crise. No intuito de compreender, utilizou-se como fundamentação teórica o pensamento de Hannah Arendt. Por essa razão, tem-se como problemática de pesquisa: por que a pluralidade na política é objeto de crises, a partir do pensamento de Hannah Arendt? Em relação aos objetivos, tem-se o geral em compreender a problemática, enquanto, os específicos são: (1) identificar o conceito de política em Hannah Arendt, (2) analisar o conceito de pluralidade em Arendt e (3) discutir a relação de crise da pluralidade no pensamento de Arendt. Sendo assim, a pesquisa, constitui-se como uma revisão bibliográfica, articulada com os principais livros da autora sobre o conceito de política: “As Origens do Totalitarismo” (1951), “A Condição Humana” (1958), “Entre o Passado e o Futuro” (1961) e o “O que é Política?” (1993). Espera-se como resultado discursivo a manutenção da pluralidade presente no pensamento de Arendt, como um remédio para evitar a solidão política. Embora a pluralidade seja fruto de rupturas, Arendt indica a possibilidade de novos inícios pelo que ela denominou de: “atividades verdadeiramente políticas”, que são o “agir” e o “falar”.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. Rev. de Adriano Correia. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
ARENDT, Hannah. O que é Política? Tradução de Reinaldo Guarany. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARENDT, Hannah. A Promessa da Política. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008.
ARENDT, Hannah. Lições Sobre a Filosofia Política de Kant. Org. de Ronald Beiner. Tradução de André Duarte. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e Educação em Hannah Arendt: Distinções, Relações e Tensões. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n.138, p.813-828, 2014.
CORREIA, Adriano. Pensar o Que Estamos Fazendo. In: ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. Rev. de Adriano Correia. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
FRY, Karin. Natalidade. In: HAYDEN, Patrick. Hannah Arendt: Conceitos Fundamentais. Tradução de José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
HEUER, Wolfgang. Política. In: CORREIA, Adriano; ROCHA, Antonio Glauton Varela; MÜLLER, Maria Cristina; AGUIAR, Odilio Alves. Dicionário Hannah Arendt. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2022.
HILL, Samantha Rose. Hannah Arendt. Tradução de Juliana de Albuquerque. São Paulo: Editora Contracorrente, 2022.
MORAIS, Alexander Almeida. Sobre Homo Faber, Técnica e Responsabilidade Política e Ética em Hannah Arendt e Hans Jonas: Aproximações e Diferenças. Cadernos Do PET Filosofia, Teresina, v. 11, n. 22, p. 62-70, 2020.
MÜLLER, Maria Cristina. Pluralidade. In: CORREIA, Adriano; ROCHA, Antonio Glauton Varela; MÜLLER, Maria Cristina; AGUIAR, Odilio Alves. Dicionário Hannah Arendt. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2022.
PASSOS, Fábio Abreu dos. As Implicações Políticas da Distinção Husserliana entre “terra” e “mundo”no Pensamento de Hannah Arendt. Revista Argumentos, Fortaleza, a. 03, n.05, p. 63-70, 2011.
RENSMANN, Lars. O Totalitarismo e o Mal. In: HAYDEN, Patrick. Hannah Arendt: Conceitos Fundamentais. Tradução de José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
SILVA, Tiago Dias da. Hannah Arendt e a Questão da Cultura de Massas. Humanidades em Diálogo, São Paulo, v. III, n. I, p. 141-155, 2009.
VOICE, Paul. Labor, Trabalho e Ação. In: HAYDEN, Patrick. Hannah Arendt: Conceitos Fundamentais. Tradução de José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.