O Pensamento Crítico:

percepções de docentes e discentes do curso Técnico em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16638

Palavras-chave:

educação profissional tecnológica, técnico em enfermagem, pensamento crítico

Resumo

A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Assim o objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos alunos e dos professores do curso técnico em enfermagem em relação ao pensamento crítico. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi realizada no IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, em que foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática do ensino no curso técnico em enfermagem. O público-alvo da pesquisa foi composto pelos 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e pelos 4 professores que supervisionam o estágio curricular. Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva. Os resultados mostraram a importância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a percepção destes participantes sobre a construção do pensamento crítico. Concluímos que levar os alunos e professores a compreenderem a relevância do desenvolvimento do pensamento crítico na formação do técnico em enfermagem contribui para a construção do saber participativo e para a atuação profissional de forma mais responsável.

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

CONDÉ, R.; BRASILEIRO, B. O Pensamento Crítico: : percepções de docentes e discentes do curso Técnico em Enfermagem. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16638. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16638. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

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