O Pensamento Crítico:

percepções de docentes e discentes do curso Técnico em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16638

Palavras-chave:

educação profissional tecnológica, técnico em enfermagem, pensamento crítico

Resumo

A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Assim o objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos alunos e dos professores do curso técnico em enfermagem em relação ao pensamento crítico. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi realizada no IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, em que foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática do ensino no curso técnico em enfermagem. O público-alvo da pesquisa foi composto pelos 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e pelos 4 professores que supervisionam o estágio curricular. Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva. Os resultados mostraram a importância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a percepção destes participantes sobre a construção do pensamento crítico. Concluímos que levar os alunos e professores a compreenderem a relevância do desenvolvimento do pensamento crítico na formação do técnico em enfermagem contribui para a construção do saber participativo e para a atuação profissional de forma mais responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, V. S. et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 3, p. 356-362, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/YSfdZCkkTd9KSvd8Vjm

hsqn/? lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021

BARACHO, M. G. Formação profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção? Natal: IFRN, 2018. Disponível em: FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO - E-Book.pdf (rnp.br). Acesso em: 10 dez. 2021.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Disponível em: Vista do Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (senac.br). Acesso em: 26 jul. 2021.

BRAGA, F. C. A. S.; MELO, G. C. S.; MARTINS, J. C. A. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: CONEDU, 7, 2020, Maceió. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68875. Acesso em: 16 mai. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº. 4, de 8 de dezembro de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_99.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

BREHMER, L. C. F.; RAMOS, F. R. S. O modelo de atenção à saúde na formação em enfermagem: experiências e percepções. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 135-145, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/WSQS78n3HHZ9

c4ffr7hy6vR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

CAMARGO, R. A. A. de et al. Avaliação da formação do técnico de enfermagem por enfermeiros da prática hospitalar. REME – Revista Mineira de Enfermagem, v. 19, n. 4, p. 958-964, out./dez. 2015. DOI: dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20150073. Disponível em: v19n4a12.pdf (bvs.br). Acesso em: 02 ago. 2021.

CARBOGIM, F. C. et al. Ensino das Habilidades do Pensamento Crítico Por Meio Problem Based Learning. Texto & Contexto - Enfermagem. v. 26, n. 4, e1180017, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072017001180017.

CARBOGIM, F. C., OLIVEIRA, L. B. de; PÜSCHEL, V. A. A. Pensamento crítico: análise do conceito sob a ótica evolucionista de Rodgers. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, e2785, 2016. Disponível em: scielo.br/j/rlae/a/hBF5v6TWfcKpWkrS59y9x5f/?format

=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

CEOLIN, S. et al. Bases teóricas de pensamento crítico na enfermagem ibero-americana: revisão integrativa da literatura. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 26, n. 4. p. 1-13, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/yzwVBndbsBRPgTXKdYFZMKj/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2022.

CERQUEIRA, M. B. R., et al. O egresso da Escola Técnica de Saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde. v. 7, n. 2, p. 305-328. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/jDTF6XLYyKWmQmkWzvPR3Vy/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

CROSSETTI, M. G. O. et al. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 30, n. 4, p. 732-741, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/8zJwpnkPz49644sdyxXJWwt/?lang=pt. Acesso em: 12 de mar. 2022.

FAUSTINO, R. L. H. et al. Caminhos da formação de enfermagem: continuidade ou ruptura? Revista Brasileira de Enfermagem, v. 56, n. 4, p. 343-347, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/vmMdpKCvnfVsKDVjyxnsb9w/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: Pedagogia da Autonomia (apeoesp.org.br). Acesso em: 22 fev. 2022.

INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MINAS GERAIS. Projeto Político Pedagógico do Curso do Técnico em Enfermagem – PPC. Barbacena, MG: IF SUDESTE MG. Disponível em: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/cursos-tecnicos-if-barbacena/cursos/cursos-t%C3%A9cnicos/enfermagem. Acesso em: 04 abr. 2023.

JIMÉNEZ-GÓMEZ, M. A. et al. O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, e3173, 2019. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rlae/a/pGznbWgnTXBrg6xZSPsyxxt/?lang=en. Acesso em: 27 jun. 2021.

KUABARA, C. T. M. et al. Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. Revista Mineira de Enfermagem, v.18, p. 195-207, 2014. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v18n1/v18n1a15.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

LIMA, D. L. Educação técnica e Educação tecnológica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: EDUCAÇÃO TÉCNICA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (gestrado.net.br). Acesso em: 22 mar. 2022

LIMA, M. A. C.; CASSIANI, S. H. B. Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem. Revista Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 23-30, jan. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/fB6ZP59tP9R6tDrG8PrTZjs/?format=pdf. Acesso em: 10 fev.2023.

MERHY, E. E.; FRANCO, T. B. Trabalho Em Saúde. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (Orgs.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2008. p. 427-432. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

MOURA, D. H.; LIMA, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–80, 2015. Disponível em: RBE_63.indb (scielo.br). Acesso em: 31 jan. 2023.

PACHECO, E. M.; PEREIRA L. A. C.; SOBRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: Limites e Possibilidades. Linhas Crítica, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 71-88, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/

/3254. Acesso em: 15 mar. 2022.

RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Debate realizado no seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará. 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf . Acesso em: 03 fev. 2023.

RIEGEL, F.; CROSSETTI, M. G. O. Referenciais teóricos e instrumentos para avaliação do pensamento crítico na enfermagem e na educação. Revista Gaúcha de Enfermagem. v. 39, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/stn7x6s9DjqBfVrcWbgxbVS/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2022.

ROMAN, C. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical e Biomedical Research. v. 37, n. 4, p. 349-357, 2017. Disponível em: https://doi.editoracubo.com.br/10.4322/2357-9730.73911. Acesso em: 12 mar. 2022.

SOUZA, L. A. S.; OKÇANA, B. A Formação por Base em Competências na Educação Profissional Frente às Novas Tecnologias. In: JORNADA DE DIDÁTICA, 2.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 1., 2013, Londrina. Anais [...] – Docência na Educação Superior: Caminhos para uma práxis transformadora. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. Disponível em: : FORMACAO POR BASE EM COMPETENCIAS NA EDUCACAO.pdf (uel.br). Acesso em: 08 fev. 2023.

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

CONDÉ, R.; BRASILEIRO, B. O Pensamento Crítico: : percepções de docentes e discentes do curso Técnico em Enfermagem. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.16638. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16638. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)