O Pensamento Crítico:
percepções de docentes e discentes do curso Técnico em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.16638Palavras-chave:
educação profissional tecnológica, técnico em enfermagem, pensamento críticoResumo
A Educação Profissional Tecnológica é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem como foco a formação integral do aluno, com o objetivo de prepará-lo para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Assim o objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos alunos e dos professores do curso técnico em enfermagem em relação ao pensamento crítico. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza aplicada foi realizada no IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, em que foi verificada a percepção dos participantes sobre o pensamento crítico e sua articulação com a teoria e a prática do ensino no curso técnico em enfermagem. O público-alvo da pesquisa foi composto pelos 25 alunos matriculados na disciplina de estágio curricular e pelos 4 professores que supervisionam o estágio curricular. Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva. Os resultados mostraram a importância de se estimular o pensamento crítico junto aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, apresentando dados favoráveis sobre a percepção destes participantes sobre a construção do pensamento crítico. Concluímos que levar os alunos e professores a compreenderem a relevância do desenvolvimento do pensamento crítico na formação do técnico em enfermagem contribui para a construção do saber participativo e para a atuação profissional de forma mais responsável.
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