Avaliação da aprendizagem:
um estudo sobre os conhecimentos construídos pelos licenciandos em Química ao longo do processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.18385Palavras-chave:
Aprendizagem da avaliação, Formação inicial de professores, Ensino de QuímicaResumo
A avaliação da aprendizagem é essencial ao trabalho docente, pois é por meio dela que se faz o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, é importante que os cursos de licenciatura abordem esta temática e que auxiliem os licenciandos a compreendê-la de maneira fundamentada, visando uma educação democrática e inclusiva. Com o objetivo de compreender como essa formação para a avaliação vem ocorrendo durante o curso de Licenciatura em Química, realizamos uma pesquisa qualitativa com 14 licenciandos em Química, em final de curso, de uma universidade federal localizada em Minas Gerais. A partir de suas respostas a um questionário, criamos quatro categorias, a saber: Revelam como a prática avaliativa está sendo desenvolvida; Foco e objetivo da avaliação da aprendizagem para os licenciandos em Química; Noções iniciais de como deveria ser o processo avaliativo segundo os licenciandos; Momentos da construção da concepção inicial sobre avaliação da aprendizagem escolar e suas finalidades. Os resultados indicam que embora cinco licenciandos tenham relatado terem estudado a temática da avaliação durante o curso de licenciatura, a experiência vivenciada por eles com práticas examinativas na Educação Básica e/ou na graduação ainda tem uma influência significativa em seus entendimentos sobre a avaliação e a prática avaliativa. Além disso, dois licenciandos indicaram o Estágio Supervisionado como uma disciplina com potencial para colaborar com a aprendizagem sobre avaliação. Esses dados destacam a importância desta temática estar incluída na formação inicial de professores, sendo crucial ampliar sua discussão e estudo ainda no curso de licenciatura.
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