Avaliação da aprendizagem:

um estudo sobre os conhecimentos construídos pelos licenciandos em Química ao longo do processo formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.18385

Palavras-chave:

Aprendizagem da avaliação, Formação inicial de professores, Ensino de Química

Resumo

A avaliação da aprendizagem é essencial ao trabalho docente, pois é por meio dela que se faz o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, é importante que os cursos de licenciatura abordem esta temática e que auxiliem os licenciandos a compreendê-la de maneira fundamentada, visando uma educação democrática e inclusiva. Com o objetivo de compreender como essa formação para a avaliação vem ocorrendo durante o curso de Licenciatura em Química, realizamos uma pesquisa qualitativa com 14 licenciandos em Química, em final de curso, de uma universidade federal localizada em Minas Gerais. A partir de suas respostas a um questionário, criamos quatro categorias, a saber: Revelam como a prática avaliativa está sendo desenvolvida; Foco e objetivo da avaliação da aprendizagem para os licenciandos em Química; Noções iniciais de como deveria ser o processo avaliativo segundo os licenciandos; Momentos da construção da concepção inicial sobre avaliação da aprendizagem escolar e suas finalidades. Os resultados indicam que embora cinco licenciandos tenham relatado terem estudado a temática da avaliação durante o curso de licenciatura, a experiência vivenciada por eles com práticas examinativas na Educação Básica e/ou na graduação ainda tem uma influência significativa em seus entendimentos sobre a avaliação e a prática avaliativa. Além disso, dois licenciandos indicaram o Estágio Supervisionado como uma disciplina com potencial para colaborar com a aprendizagem sobre avaliação. Esses dados destacam a importância desta temática estar incluída na formação inicial de professores, sendo crucial ampliar sua discussão e estudo ainda no curso de licenciatura.

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Biografia do Autor

Isabela Vieira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e doutoranda em Química, subárea Educação em Química, no Programa de Pós - Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com linha de pesquisa em Avaliação da Aprendizagem Escolar. Bacharela em Ciências Exatas (2016) e licenciada em Química (2016) pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências (Área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Coordenadora do curso de Licenciatura em Química Noturno e líder do grupo de pesquisa QuInFormação.

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, I.; AFONSO, A. F. Avaliação da aprendizagem: : um estudo sobre os conhecimentos construídos pelos licenciandos em Química ao longo do processo formativo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 01–18, 2025. DOI: 10.47328/rpv.v14i1.18385. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18385. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Científicos