ATIVIDADE REFLEXIVA, INVESTIGAÇÃO E PESQUISA: UM ESTUDO COM PROFESSORES PÓS-GRADUANDOS DO CURSO LATO-SENSU DE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DA UNIMONTES-MG

Autores

  • Guélmer Júnior Almeida de Faria
  • Eliana de Freitas Soares

Palavras-chave:

Professor reflexivo, professor-pesquisador, formação de professores

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a atividade reflexiva e investigativa dos professores pós-graduandos do curso lato sensu em Didática e Metodologia do Ensino Superior da UNIMONTES como princípio educativo. Especificamente, pretendese: levantar como os professores pós-graduandos identificam o perfil do professor reflexivo; verificar a concepção de pesquisa e verificar se os professores pós-graduandos percebem através de suas idéias o uso da pesquisa como princípio educativo. A metodologia empregada situa-se no universo da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que os professores perceberam como é importante o processo de refletir na e sobre a sua prática. Verificou-se que a atividade reflexiva e investigativa dos professores ainda é tímida. A reflexão foi tomada como um processo que congrega o questionamento tanto da sua prática como da construção do conhecimento. A concepção de pesquisa foi vista sob dois pontos de vista, o “antes” e o “depois”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

NOVÓA, Antônio. O professor pesquisador x reflexivo. Disponível em: . Acesso em: Set. 2001.

LAMPERT, Ernani. O Ensino com Pesquisa: Realidade, Desafio e Perspectivas na Universidade Brasileira. Linhas Críticas. Brasília, v. 14, n. 26, p. 5-24, jan/jun. 2008.

MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. 297 p.

MIRANDA, Marília G. de. O Professor Pesquisador e Sua Pretensão de Resolver a Relação Entre a Teoria e a Prática na Formação de Professores. In: ANDRÉ, Marli (Org.) O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 129-143.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. In: Revista Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: _____. (Org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DORIGON, T. C.; ROMANOWSKI, J. P. A reflexão em Dewey e Schön. Disponível em: . Acesso em: Abr. 2011.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança prática reflexiva e participação crítica. Tradução de Denice Barbara Catani. In: Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 5-21, set./out./nov./dez. 1999.

CRUZ, Maria Aparecida Silva. O ensino reflexivo de Donald Schön: Um estudo com acadêmicos de um curso de licenciatura em Matemática. Disponível em: < www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/.../GT19-5458—Int.pdf>. Acesso em: abr. 2011

ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. 144 p.

DEMO, Pedro. O desafio de educar pela pesquisa na educação básica. In: _____. Educar pela Pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 5-53.

NININ, Maria Otília Guimarães. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 17-35, dez. 2008.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; BOING, L. A. A pesquisa do professor da educação básica em questão. In: Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 456-602, set./dez. 2009.

CORDEIRO, I. S.; CAMPOS, P. H. S. A pesquisa como princípio educativo. In: II JORNADA DE EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA TEORIAS DA EDUCAÇÃO, PESQUISA E INTERVENÇÃO NA ESCOLA. 2011, UNIMONTES. Anais... Montes Claros: Editora UNIMONTES, 05 a 07 de abril de 2011. p. 1-18.

LÜDKE, M; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. In: Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.

LÜDKE, M. A pesquisa na formação do professor. In: FAZENDA, Ivani (Org.) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Ivani Fazenda (org.). Campinas, SP: Papirus, 1995, p. 111-119.

BACKES, L. H. Professor pesquisador. Disponível em: .Acesso em: abr. 2011.

Downloads

Publicado

26-03-2011

Como Citar

FARIA, G. J. A. de; SOARES, E. de F. ATIVIDADE REFLEXIVA, INVESTIGAÇÃO E PESQUISA: UM ESTUDO COM PROFESSORES PÓS-GRADUANDOS DO CURSO LATO-SENSU DE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DA UNIMONTES-MG. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 26–37, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9161. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos