APLICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS FINAIS DE CURSO DE ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Raquel Tirello Zandemonigne
  • Larissa Silva Evangelo
  • Elaine Cavalcante Gomes
  • Túlio Márcio de Salles Tibúrcio

Resumo

Têm-se percebido o aumento das discussões ao redordos termos acessibilidade e sustentabilidade em diferentes âmbitos, incluindo a Arquitetura. Apesar da discussão desses dois conceitos em salas de aula e por profissionais da área e de sua disseminação, ainda não se sabe se eles estão sendo apreendidos de forma correta e em seu sentido amplo. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da avaliação dos Trabalhos Finais de Curso elaborados pelos formandos de julho de 2011 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em relação à aplicação desses conceitos. Foram analisados 17 banners apresentados ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo para exposição dos trabalhos, sendo feita uma leitura teórica e formal dos projetos arquitetônicos. Após a análise, percebeu-se que as propostas ainda são pontuais e que a acessibilidade é mais presente do que a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR

: acessibilidade a edificações, espaço, mobiliário e

equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2004.

- SASSAKI, R. K. Acessibilidade: uma chave para a inclusão

social. 2006. Disponível em: <http://www.lainsignia.org/2004/

junio/soc_003.htm>. Acesso em: 1º abr. 2011.

- AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São

Paulo: Annablume, 2006.

- INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 15392: sustainability in building construction: general principles. Switzerland, 2008.

- ARAÚJO, M. A. A moderna construção sustentável. Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica. 20—?. Disponível em: <http://www.idhea.com.br/pdf/moderna.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2010.

- SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI.

São Paulo: Studio Nobel: FUNDAP, 1993.

- SILVA, I. C. C.; TIBÚRCIO, T. M. de S. Arquitetura Sustentável em Edifícios Educacionais. 2008 (Relatório Final de Iniciação Científica PIBIC/CNPq) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008. 46 p.

- SILVA, V. G. Avaliação da Sustentabilidade de Edifícios de Escritórios Brasileiros: diretrizes e base metodológica. 2003. 210 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2003.

- ISOLDI, R. A. Tradição, inovação e sustentabilidade: desafios e perspectivas do projeto sustentável em arquitetura e construção. 2007. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Downloads

Publicado

26-03-2011

Como Citar

ZANDEMONIGNE, R. T.; EVANGELO, L. S.; GOMES, E. C.; TIBÚRCIO, T. M. de S. APLICAÇÃO DE ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS FINAIS DE CURSO DE ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 38–46, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9162. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos