APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: OS JOGOS DE RPG NA SALA DE AULA

Autores

  • Marilda Ionta

Resumo

Este artigo narra a experiência de aprender e ensinar a disciplina históriapara estudantes de Ensino Médio mediante a utilização dos jogos de RPGs em sala de aula. A partir do relato dessa experiência desenvolvida com os alunos CAP-COLUNI busca-se refletir sobre as possibilidades e limites de trabalhar com categorias centrais do conhecimento histórico com os jovens adolescente, tais como: fato histórico, sujeito, subjetividade na história e tempo histórico. Além disso, pretendo enfatizar a importância dos aspectos lúdicos na produção do saber histórico escolar. A utilização dos jogos de RPGs em sala de aula é uma tentativa de utilizar novas linguagens no ensino história. A apropriação dessa linguagem familiar aos adolescentes significou unir prazer, conhecimento e adotar uma postura ética e também política que visa fazer da história uma aventura a ser vivida pelos estudantes e produzir um conhecimento do passado/presente que fosse útil à vida dos jovens do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O jogo como um elemento da cultura. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 243 p

- TANAKA, Marcos. Simples. Sistema Inicial para Mestres e Professores Lecionarem através de uma Estratégia Motivadora. São Paulo: Ed. do autor, 2004. 87p.

- WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: ensaio sobre a crítica da cultura. São Paulo: Edusp, 2001. 310 p.

Downloads

Publicado

26-03-2010

Como Citar

IONTA, M. APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: OS JOGOS DE RPG NA SALA DE AULA. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23–29, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9168. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos