ANÁLISE DA INTERLÍNGUA DE UM GRUPO DE ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aurélia Emilia de Paula Fernandes Colégio de Aplicação – COLUNI Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG - 36570-000 – Campus Universitário
  • Denise Garcia Vilela Colégio de Aplicação – COLUNI Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG - 36570-000 – Campus Universitário

Palavras-chave:

Interlíngua, Ensino de Língua Inglesa, Análise de erros

Resumo

A presente pesquisa se desenvolveu após a observação empírica de reincidências de erros gramaticais na língua inglesa (L2) por parte de um grupo de alunos e também pelo desejo de conhecer e melhorar o que estava ocorrendo em sala de aula. O exame da interlíngua (IL) desse grupo de alunos apresentados neste trabalho pôde apontar áreas mais problemáticas e aspectos que faltavam ser estudado mais profundamente. Este trabalho ressalta ainda que a análise da IL, de grupo de alunos aprendizes de L2 é crucial para um ensino mais eficaz, uma vez que o professor consciente da complexidade do processo poderá colaborar no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. E após a análise qualitativa dos dados, observou-se que os erros detectados ocorriam por transferência da língua materna (L1) para L2. Porém, essa pesquisa se aplica apenas a esses sujeitos e contexto e não se pretende fazer generalizações à cerca de outros grupos e contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

d1. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas ensino

de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

CORDER, S.P. “The Significance of Learners` errors”. IRAL,

VOL. V/4, 1967.

SCHUTZ, Ricardo. “Interlíngua e Fossilização” English made

in Brazil <http://www.sk.com.br/sk_interfoss.html> .Online. 05 de maio de 2005.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Adaptando a validade do conceito

teórico de interlíngua. In: Oficina de Lingüística Aplicada: A

natureza social e educacional do processo de ensino/aprendizagem

de línguas. 4ª ed., Mercado das Letras, Campinas, SP, 2002.

SELINKER, L., SWAIN, M. & DUMAS, G. “The IL

Hypothesis Extended to Children”, Vol. 25, nº 1, 1975.

ADJEMIAN, C. “On the Nature of IL Systems”. Language

Learning, vol. 26, nº 2, 1976.

ELLIS, Rod. Understanding second language acquisition.

Oxford: Oxford University Press, 1985.

BEEBE, Leslie (ed.). Issues on Second Language Acquisition:

Multiple Perspectives. New York: Newbury House – Harper and

Row, 1988.

RICHARDS, Jack C. (ed.). Understanding Second and Foreign

Language Learniing, .Rowley, Mass: Newbury House, 1978.

CHOMSKY, N. Current Issues in Linguistic Theory. Mouton:

The Hague, 1964.

RICHARDS, Jack C. et alli. Dictionary of Language Teaching

and Applied Linguistics. England: Longman, 1993.

CROOKES, Graham. “Action Research for Second Language

Teacher: Going Beyond Teacher research”, In: Applied Linguistic V14, nº2, Oxford University Press, 1993, p. 130-144.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 6ª ed.

São Paulo: Cortez, 1994.

- LYRIO, Aurélia Leal Lima. “Expectativas de professores e

alunos em relação à correção de erro oral em língua inglesa”.In: LEFFA, Wilson J. (Org). O professor de línguas estrangeiras:

construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001

Downloads

Como Citar

FERNANDES, A. E. de P.; VILELA, D. G. ANÁLISE DA INTERLÍNGUA DE UM GRUPO DE ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 11–19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9190. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos