Crenças de estudantes do Ensino Médio sobre o uso das TDIC na aprendizagem da língua espanhola

Autores

  • Vitor Lobato Rossi Universidade Federal de Viçosa Colégio de Aplicação-COLUNI
  • Vãnia Aparecida Lopes Leal Universidade Federal de Viçosa Colégio de Aplicação-COLUNI

Palavras-chave:

Crenças, TDIC, Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola

Resumo

Este estudo investigou 143 estudantes do Ensino Médio (EM) de um colégio de aplicação de uma universidade federal de Minas Gerais com o objetivo principal de identificar algumas crenças sobre o uso (ou não) das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem da Língua Espanhola (LE). Além disso, buscou identificar suas crenças em relação à aprendizagem de LE e compreender como essas crenças se relacionam (ou não) com os usos das tecnologias. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados três questionários semiabertos aplicados em momentos distintos durante a pesquisa. O referencial teórico foi baseado nos estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2004, 2007, 2013), TDIC (PAIVA, 2010, 2013; VALENTE, 2012) e crenças em relação às TDIC (GILAKJANI, 2012, LEAL 2015). Empregou-se parâmetros de pesquisa qualitativa para a análise de dados (PATTON, 1990; RICHARDS, 2003), os quais sugerem que embora os estudantes compreendem a relevância das TDIC para a aprendizagem em geral e as usem em seu dia a dia, esse uso ainda é pouco didático.

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Biografia do Autor

Vitor Lobato Rossi, Universidade Federal de Viçosa Colégio de Aplicação-COLUNI

Bolsista da CAPS - PIBIC-EM/2017 do CAP-COLUNI/UFV

Vãnia Aparecida Lopes Leal, Universidade Federal de Viçosa Colégio de Aplicação-COLUNI

Professora de Língua Espanhola do CAP-COLUNI

Referências

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Publicado

22-10-2019

Como Citar

ROSSI, V. L.; LEAL, V. A. L. Crenças de estudantes do Ensino Médio sobre o uso das TDIC na aprendizagem da língua espanhola. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 76–87, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9205. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica