Caleidoscópio Cultural: de evento departamental a projeto intercampi

  • Renan Montico de Oliveira Silva Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Palavras-chave: Interculturalidade, Extensão Universitária, Internacionalização

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar reflexões sobre como um projeto de extensão pode aumentar a percepção da diversidade entre os estudantes do Colégio de Aplicação – Coluni, do Ensino Médio Federal do Campus Florestal e estudantes intercambistas de graduação e pós-graduação, todos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na UFV, ações para intensificar o intercâmbio entre os estudantes têm propiciado diversas experiências interculturais (BARTELL, 2003), uma delas é o "Caleidoscópio Cultural", evento cujo objetivo inicial era integrar somente os estudantes estrangeiros por meio de apresentações em Língua Portuguesa sobre seus países. Posteriormente, o evento se tornou um projeto realizado em parceria com o Campus Florestal, o Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni) e o Departamento de Letras (DLA) da UFV. A parceria firmada entre o Campus Florestal, o CAp-Coluni e o DLA tem servido para fortalecer a prática das habilidades linguísticas entre os estudantes e para o trabalho com os conceitos relativos à língua, cultura e identidade. Em outras palavras, o projeto é um rico espaço de intercultura em que há o diálogo entre diferentes sujeitos capazes de produzir transformações e desconstruir representações relativas ao outro (MENDES, 2008). Portanto, o Caleidoscópio Cultural está em consonância com o projeto de internacionalização da UFV e é um diferencial no Campus Florestal, no Colégio de Aplicação e no Departamento de Letras por conta da sua natureza extensionista e da sua proposta pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATIVIDADES da disciplina português para estrangeiros I e II. Disponível em: <https://www2.dti.ufv.br/noticia/site/exibir_noticia.php?CodigoNoticia=6761>. Acesso em 20 fev. 2018.

BALLARDIN, C. G. A importância do ensino da cultura na aula de língua estrangeira. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ensino-da-cultura-na-aula-de-lingua-estrangeira/96175>. Acesso em 26 mai. 2019.

CALEIDOSCÓPIO Cultural reúne estudantes estrangeiros da UFV. Disponível em:<https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=16461>. Acesso em: 20 fev. 2018.

CASTRO, T. F. Perfil dos estudantes estrangeiros na UFV: estudo introdutório para a elaboração de um portal educativo para o ensino de português. Monografia – Departamento de Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018.

COLUNI promove Caleidoscópio Cultural com estudantes estrangeiros da UFV Disponível em: <http://www.memoriacoluni.ufv.br/?informativos=13052015-coluni-promove-caleidoscopio-cultural-com-estudantes-estrangeiros-da-ufv>. Acesso em: 20 fev. 2018.

ELLINGBOE, B.J. Divisional strategies to internationalize a campus portrait: Results, resistance, and recommendations from a case study at a U.S.university’. In: MESTENHAUSER, J.A. e ELLINGBOE, B.J (eds.). Reforming the Higher Education Curriculum: Internationalizing the Campus. Phoenix, AZ: American Council on Education and Oryx Press, 1998. pp. 198–228.

FRANKLIN, L. A.; ZUIN, D. C.; EMMENDOERFER, M. Processo de internacionalização do ensino superior e mobilidade acadêmica: implicações para a gestão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 1, p. 130-151, jan. 2018.

MENDES, E. A Perspectiva Intercultural no Ensino de Línguas: uma relação “entre-culturas”. In: ORTIZ e SILVA (Org.). Lingüística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007, p.119-154.

MENDES, E. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem do ensino intercultural. In: MENDES, E. e CASTRO, M.L.S (Org.). Saberes em português: ensino e formação de docentes. Pontes, 2008, p. 57-77.

SARMENTO, S. Ensino de cultura na aula de língua estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, v. 2, n. 2, mar. 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Colégio de Aplicação – Coluni. Projetos e Atividades Pedagógicas: Caleidoscópio – Feira Cultural. Disponível em: <http://www.coluni.ufv.br/wp- content/uploads/Caleidosc%C3%B3pio-Feira-Cultural.pdf >. Acesso em 26 mai. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Diretoria de Relações Internacionais. Relatório Anual DRI – 2018. Disponível em: <http://www.dri.ufv.br/wp-content/uploads/2018.pdf>. Acesso em 25 mai. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Estrutura Conceitual de Projetos de Extensão. Disponível em: <http://www.pec.ufv.br/wp-content/uploads/2016/05/Estrutura-de-projetos-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Internacionalização - Pesquisa e Pós-Graduação. Disponível em: <http://www.ppg.ufv.br/wp-content/uploads/2014/10/internacionalizacao_ufv_nov_2012.pdf>. Acesso em 10 fev. 2018.

Publicado
2019-10-22
Como Citar
SILVA, R. M. DE O. Caleidoscópio Cultural: de evento departamental a projeto intercampi. REVISTA PONTO DE VISTA, v. 8, n. 1, p. 120, 22 out. 2019.
Seção
Relatos de Experiência