Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar.

  • Paula Cristina Barbosa de Carvalho Tavares Universidade Federal de Minas Gerais Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional
  • Cecília Cotinguiba Silva Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Processos Seletivos, Mindfulness, Orientação de Estudo.

Resumo

O relato de experiência apresenta um trabalho realizado por estagiárias de psicologia na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – o Centro Pedagógico. A intervenção teve como objetivo atender a uma demanda dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que solicitaram um espaço de orientação de estudos para processos seletivos do ensino médio e técnico. O trabalho realizado foi distribuído em atividades de autoconhecimento e diálogo sobre a escolha do curso técnico, informativos sobre os processos seletivos e orientação de estudos. Como resultado percebeu-se a importância do profissional de psicologia na escola, de modo a auxiliar os estudantes a lidarem com suas questões relativas ao processo ensino-aprendizagem e o futuro pessoal e profissional. No entanto, entende-se que a prática da orientação de estudos pode ser mais completa com a participação de outros atores e outros saberes, além da psicologia. Destaca-se ainda os bons resultados do uso de exercícios de mindfulness entre os alunos, proporcionando bem-estar e reflexão sobre si, e a contribuição do estágio para a formação crítica e profissional das estagiárias de psicologia.

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Publicado
2019-10-22
Como Citar
TAVARES, P. C. B. DE C.; SILVA, C. C. Orientação de estudos: uma experiência de estágio em psicologia escolar. REVISTA PONTO DE VISTA, v. 8, n. 1, p. 128-135, 22 out. 2019.
Seção
Relatos de Experiência