Usos do passado: percepção da construção da memória histórica durante o Segundo Reinado brasileiro (1840-1889)

Autores

Palavras-chave:

Identidade nacional; memória coletiva; Império do Brasil

Resumo

Este trabalho compreende uma análise da produção da memória histórica no período imperial brasileiro a partir de obras iconográficas, intelectuais e literárias. Analisamos as relações de poder na produção da memória, segundo interesses do Estado e de grupos sociais específicos. Os quadros de Pedro Américo, Victor Meirelles, François Moreaux e José Maria de Medeiros, os romances Iracema e O Guarani de José de Alencar e a História Geral do Brasil de Varnhagen foram estudados segundo o “modelo de identidade nacional” que evocavam. Tivemos como referencial teórico os conceitos de memória, documento e monumento trabalhados por Jacques Le Goff. O autor defende a importância de se analisar criticamente os documentos, pois estes fixam fatos selecionados e os imprimem à memória coletiva criando um efeito de monumentalidade. Isso ilustra como a produção da história e da memória não são processos neutros. Os conteúdos construídos são “usos do passado” que elegem essa ou aquela maneira de enxergar o próprio tempo presente. Percebemos que, por meio de uma produção seletiva da memória, o Império do Brasil procurava consolidar uma ordem e legitimar-se como regime.

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Publicado

30-06-2020

Como Citar

SIMAO, F.; DE FREITAS DOMINGUES, T. . Usos do passado: percepção da construção da memória histórica durante o Segundo Reinado brasileiro (1840-1889). Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 85–100, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9643. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica