A Participação Social na Implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.5064Palavras-chave:
Gestão Social, Participação, Educação no Campo.Resumo
Atender as singularidades da educação no campo é um ato social urgente. Nesse sentido, este estudo de caso apresenta uma análise de como aconteceu o processo da participação social na implantação do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e em relação às técnicas de coleta de dados, utilizou-se a bibliográfica, a documental e entrevistas semiestruturadas, com seis atores sociais envolvidos, diretamente, com o Curso. Como categorias de análise optou-se pelos critérios de avaliação da qualidade democrática dos processos participativos, Castellà e Parés (2012), com foco nas dimensões “Quem participa?” e “Sobre o que se Participa?”. Os resultados da pesquisa apontaram que os critérios citados foram contemplados no momento de implantação do curso. No entanto, constatou-se que atualmente ocorre um distanciamento dos movimentos sociais em relação ao acompanhamento das políticas e ações inerentes ao curso.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.