Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1122

Palavras-chave:

Editorial. Educação. Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido.

Resumo

A revista Educação em Perspectiva, em seu v. 9, n. 3, setembro a dezembro de 2018, apresenta o Dossiê: “Pedagogia do Oprimido: 50 anos de resistência”, organizado pelo Prof. Dr. José Eustáquio Romão. O Dossiê é composto por um conjunto de nove artigos de autores brasileiros e estrangeiros que tomam a obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire como objeto de diversificadas análises, seja a partir de uma discussão epistemológica, de sua prática pedagógica e/ou de seu espaço no âmbito das políticas públicas educacionais. Trata-se de um importante e oportuno debate em nosso contexto educacional, político e econômico, marcado por retrocessos e pela inflexão de direitos historicamente constituídos. Além de ser uma homenagem pelo cinquentenário da obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, um educador brasileiro que tanto contribuiu/contribui para a educação, não apenas brasileira, mas por ser exatamente no Brasil, onde tem encontrado tanta resistência à sua obra e suas ideias, especialmente por trazer para a cena as oprimidas e os oprimidos que sempre estiveram à margem da sociedade.

Além dos artigos apresentados no Dossiê, esse número da revista Educação em Perspectiva conta com dez artigos em fluxo contínuo e um relato de experiência.

Aproveitamos para informar algumas novidades na Revista Educação em Perspectiva. Uma delas é que, a partir do volume 10 de 2019, a revista passará a adotar o sistema de Publicação Contínua (Rolling Pass), com a finalidade de tornar a publicação dos manuscritos mais célere. Outra é que a revista passará a ter publicação bilíngue – Português e Inglês - de todos os seus textos, dando assim mais um passo em direção ao seu processo de internacionalização. Uma terceira novidade é que a revista passará a compor o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Agradecemos ao Prof. Dr. José Eustáquio Romão pela organização do Dossiê: “Pedagogia do Oprimido: 50 anos de resistência”, aos pareceristas e aos autores e autoras dos trabalhos publicados.

Aos leitores e leitoras almejamos que os manuscritos instiguem profícuas leituras e debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Wassem, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Editora-Chefe da revista Educação em Perspectiva.

Referências

CANCIAN ROLDI, Maria Margareth; SILVA, Mirian do Amaral Jonis; TRAZZI, Patrícia Silveira da Silva. Museus de ciência e o ensino por investigação - possíveis aproximações: relato de uma experiência. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 793-810, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/1013>. Acesso em: 24 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1013.

EGGERT, Edla; RODRIGUES, Alexnaldo. Jean-Jacques Rousseau e a herança da naturalização da exclusão das mulheres na cidadania. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 773-810, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/1036>. Acesso em: 25 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1036.

FRANCKLIN, Adelino; SILVEIRA GALAN FERNANDES, Maria Cristina da. Os processos seletivos simplificados da UEMG: análise da precarização do trabalho docente dos professores designados. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 694-713, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/1002>. Acesso em: 25 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1002.

GERMANO HOLLERBACH, Joana D'Arc. A gênese do mito: a ideia de excelência e a criação do Colégio Universitário da UFV. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 603-618, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/955/285. Acesso em: 24 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.955.

GRUGINSKIE, Claudete Lampert; GENRO, Maria Elly Herz; SFREDO MIORANDO, Bernardo. Construindo a subjetividade política: contribuições para pensar a universidade como espaço de formação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 734-749, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/1011>. Acesso em: 25 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1011.

GUIMARÃES, Julio Cesar Abranches; OLIVEIRA, Maísa Aparecida de; CARVALHO, Larissa Almeida Schitini de. Ocorrências criminais em escolas públicas de Viçosa - MG: o exercício da cidadania e a escolarização de jovens. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 650-667, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/995>. Acesso em: 24 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.995.

MARTINS, Ariane Maurício; BAIÃO, Alexandre Lima; SANTOS, Silvana Claudia. O (não) lugar das metodologias ativas e das tecnologias digitais na agenda governamental. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 750-772, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/1014>. Acesso em: 25 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1014.

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; LIMA, Claudia Maria de. A aprendizagem do jovem adulto a partir da sua perspectiva e inter-relação com os artefatos digitais: indicadores para pensar os processos formativos na universidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 632-649, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/994/288. Acesso em: 24 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.994.

ORRÚ, Silvia Ester. Alunos com Síndrome de Asperger: o intérprete de enunciados e o acesso à educação superior. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 668-693, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/999/291>. Acesso em: 24 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.999.

RAMOS, Rosemary Lacerda; ARGOLO, Hércules da Silva. As concepções de avaliação de estudantes dos cursos de pós-graduação em docência: expectativas, preparação e realidade em sala de aula. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 714-733, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/1007/293>. Acesso em: 25 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1007.

SEVERO, Rita Cristine Basso Soares; SCHEUER, Franciele Thais. Modos de narrar a docência: representações docentes de estudantes do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 619-631, set./dez. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/993>. Acesso em: 24 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.993.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

WASSEM, J. Editorial. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 479–484, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1122. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7168. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial