O debate epistemológico na formação do pesquisador da educação: reflexões a partir de alguns epistemólogos modernos

Autores

  • Jonatas Maia da Costa Universidade de Brasília
  • Bernardo Kipnis

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.285

Palavras-chave:

Educação, Epistemologia, Pesquisa.

Resumo

O presente estudo aborda a questão da epistemologia como marco regulador da formação do pesquisador da Educação. Para isso destaca as contribuições de pensadores modernos da epistemologia e reflete os elementos de uma pretensa cientificidade da área. Aponta a necessidade de recrudescimento do debate da ciência da Educação requerendo um estatuto epistemológico que identifique a sua especificidade científica reforçando que a sua apropriação é um aspecto fundamental na excelência da formação do pesquisador da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília

Professor Assistente da Faculdade de Educação Física da UnB. Doutorando em Educação pelo PPGFE/UnB.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Como Citar

COSTA, J. M. da; KIPNIS, B. O debate epistemológico na formação do pesquisador da educação: reflexões a partir de alguns epistemólogos modernos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.285. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6563. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.