Ensino de primeiros socorros na educação infantil: produção musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18995

Palavras-chave:

Música, Primeiros socorros, Educação infantil, Suporte básico de vida, Crianças, Aprendizagem, Saúde

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com a finalidade de descrever a vivência de discentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante a ação no projeto de extensão intitulado Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas. Este projeto visa capacitar crianças para exercer práticas iniciais de suporte básico de vida, utilizando a música como ferramenta auxiliadora na aprendizagem dos primeiros socorros. As músicas com os temas relacionados aos primeiros socorros foram criadas pelos discentes, aproximando e facilitando a aprendizagem das crianças. Foram realizadas visitas às escolas públicas e privadas com a equipe do projeto, constituída por docentes e discentes da UFS, campus Lagarto-Sergipe. Nessas visitas, os discentes promoveram a capacitação dos primeiros socorros, alinhando-se ao universo infantil e elencando os conteúdos de uma forma lúdica, dinâmica, criativa, eficaz e adequada à idade. Ao final das visitas, as crianças tornaram-se capacitadas com as habilidades sugeridas, dispondo a música, papel essencial nos resultados alcançados.

Downloads

Referências

AEHLERT, Barbara. ACLS Suporte Avançado de Vida em Cardiologia: Emergências em Cardiologia. 4 ed. Editora Elsevier, 2012.

ALGAYER, Karine Regina; TRUGILLO, Edneuza Alves. A música como ferramenta pedagógica no aprendizado da criança. Revista Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 136-145, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9414. Acesso em: 15 maio 2024.

BENETTI, Idonézia Collodel; GISARD, Edla; SILVA, Luciana Mendes da. A percepção do professor sobre os efeitos da música no comportamento dos alunos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 474-496, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Extensão na Educação Superior Brasileira. CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/84291-exte. Acesso em: 4 mar. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

SANT’ANA, Débora de Mello Gonçalves. Plasticidade neural: as bases neurobiológicas do aprendizado. Anais do I Colóquio Nacional Cérebro e Mente. PUC–PR, 2020. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/27062014_plasticidade_neural_-_capitulo_de_livro. Acesso em: 13 fev. 2024.

Downloads

Publicado

14-01-2025

Como Citar

PEREIRA, A. C., KAMEO, S. Y., SANTOS , C. K. de J., PEIXOTO , M. G., JESUS, J. P. S. de, NEVES, S. O. C., & GOMES , A. I. da S. (2025). Ensino de primeiros socorros na educação infantil: produção musical. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18995

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)