Medidas de educação em saúde sobre infecções sexualmente adquiridas para escolares do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12400

Palavras-chave:

Infecções sexualmente transmissíveis, Adolescentes, Educação em saúde

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são um problema de saúde pública mundial. No Brasil, as IST atingem todas as faixas etárias, em especial, os adolescentes. O objetivo do trabalho é relatar o processo de construção de uma intervenção de educação em saúde sobre IST, com público alvo os escolares do ensino médio do município de Lagarto, SE. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. Participaram da construção da intervenção 40 extensionistas, sendo 12 membros executores e 28 monitores dos cursos da área da saúde. Além disso, foram construídas 12 estações, abordando: HIV/AIDS, Hepatite, Sífilis, Gonorréia, HTLV-1, Herpes, Candidíase, HPV/Cancro, Vaginite Bacteriana, Sistema Reprodutor Masculino/Feminino, Comodidades AIDS e Tricomonas. O material dissolvido possibilitará, aos escolares, embasamento de qualidade científica que poderão norteá-los nas decisões que contemplem a temática das IST.

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Biografia do Autor

Daniela Raguer Valadão de SOUZA, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina Translacional da EPM/UNIFESP e Mestrado em Ciências pelo Departamento de Hematologia da FMUSP. Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Cidade de São Paulo.

Ruaan Oliveira CARVALHO, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmico do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe e Bolsista do Programa PIAEX da UFS.

Willamis Tenório RAMOS, Universidade Federal de Sergipe

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe e Bolsista pelo Programa PIAEX da UFS.

Magna Galvão PEIXOTO, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe e Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Gabrielle Novais MANZOLI, Universidade Federal de Sergipe

Professora Substituta da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela FIOCRUZ/BA e Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medician Investigativapela FIOCRUZ/BA. Bacharelado em Biomedicina pela Universidade Estadual da Santa Cruz.

Deison Soares de LIMA, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Clínica Médica pela USP e Mestrad em Imunologia Básica e Aplicada pela USP. Graduação em Biomedicina pela Universidade de Franca.

Referências

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

SOUZA, D. R. V. de ., CARVALHO, R. O., RAMOS, W. T., PEIXOTO, M. G., MANZOLI, G. N., & LIMA, D. S. de . (2021). Medidas de educação em saúde sobre infecções sexualmente adquiridas para escolares do ensino médio. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 10. https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12400

Edição

Seção

Relatos de Experiência