O gibi como ferramenta de aprendizagem de primeiros socorros: relato de experiência do projeto “Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19338

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Gibis, História em quadrinhos, Criança, Promoção de saúde

Resumo

A capacitação em primeiros socorros, especialmente para crianças, apresenta importância significativa, ressaltando a necessidade desse conhecimento na assistência imediata. O ensino dessas condutas por meio da ludicidade dos gibis promove maior interação do público infanto-juvenil e fixação do conteúdo. O objetivo deste trabalho é demonstrar a eficácia do ensino de primeiros socorros para o público citado por meio da utilização dos gibis, relatando a experiência do projeto de extensão “Socorristas Mirins: Ensinando Crianças a Salvar Vidas”. A produção dos gibis como material didático aconteceu de maneira sistemática, totalizando um quantitativo de dez. Eles abordam condutas de primeiros socorros e foram disponibilizados na modalidade impressa e virtual nas escolas visitadas pelo projeto e nas redes sociais. Dessa forma, infere-se que ensinar as crianças essas condutas é promover a saúde e protegê-las, como também os seus familiares e amigos, mediante uma ferramenta lúdica como um gibi.

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Biografia do Autor

Tamyres Nascimento DIAS, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe

Roana Gonsaga dos SANTOS, Universidade Federal de Sergipe,

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe 

 

Carolina Cristina Barbosa SOUSA, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe 

Cecília Mota PINHEIRO, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe

Simone Otilia Cabral NEVES, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1993), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009). Atualmente é professora de Habilidades e Atitudes em Saúde e Chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAE) do Campus Saúde/Lagarto da Universidade Federal de Sergipe.

Magna Galvão PEIXOTO, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Lagarto. Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe, possui Mestrado em Ciências e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenadora do projeto de extensão "Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas!". Tem experiência na área de biotecnologia com ênfase em bioprospecção, óleos essenciais e utilização de plantas medicinais. Já atuou nas áreas de ecologia e educação ambiental.

Simone Yuriko KAMEO, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Especialização em Enfermagem Oncológica pelo INCa (2004), Mestrado (2006), Doutorado (2016) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, Pós Doc (2022-até o presente momento) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), ex-bolsista JICA 2023, realizado no Japão (Melhoria da segurança e da qualidade do serviço em hospitais por meio do 5S-KAIZEN). Atualmente é docente da Universidade Federal de Sergipe. Chefe da Divisão Pedagógica da UFS Lagarto, Membro do Colegiado do Departamento de Educação em Saúde e Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Enfermagem de Lagarto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica.

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Publicado

15-01-2025

Como Citar

DIAS, T. N., SANTOS, R. G. dos, SOUSA, C. C. B., PINHEIRO, C. M., NEVES, S. O. C., PEIXOTO, M. G., & KAMEO, S. Y. (2025). O gibi como ferramenta de aprendizagem de primeiros socorros: relato de experiência do projeto “Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas”. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19338

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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