The comic book as a first aid learning tool: experience report from the project “Socorristas Juniors: teaching children to save lives”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19338

Keywords:

First aid, Comic books, Comic, Child, Health promotion

Abstract

Training in first aid, especially for children, is of significant importance, highlighting the need for this knowledge in immediate assistance. Teaching these behaviors through the fun of comic books promotes greater interaction among children and young people and retention of the content. The objective of this work is to demonstrate the effectiveness of teaching first aid to the aforementioned public through the use of comic books, reporting the experience of the extension project “Socorristas Juniors: Teaching Children to Save Lives”. The production of comic books as teaching material took place systematically, totaling ten. They cover first aid procedures and were made available in print and online in schools visited by the project and on social media. Therefore, it is inferred that teaching children these behaviors is to promote their health and protect them, as well as their family and friends, through a playful tool such as a comic book.

Downloads

Author Biographies

Tamyres Nascimento DIAS, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe

Roana Gonsaga dos SANTOS, Universidade Federal de Sergipe,

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe 

 

Carolina Cristina Barbosa SOUSA, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe 

Cecília Mota PINHEIRO, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe

Simone Otilia Cabral NEVES, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1993), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009). Atualmente é professora de Habilidades e Atitudes em Saúde e Chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAE) do Campus Saúde/Lagarto da Universidade Federal de Sergipe.

Magna Galvão PEIXOTO, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Lagarto. Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe, possui Mestrado em Ciências e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenadora do projeto de extensão "Socorristas Mirins: ensinando crianças a salvar vidas!". Tem experiência na área de biotecnologia com ênfase em bioprospecção, óleos essenciais e utilização de plantas medicinais. Já atuou nas áreas de ecologia e educação ambiental.

Simone Yuriko KAMEO, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Especialização em Enfermagem Oncológica pelo INCa (2004), Mestrado (2006), Doutorado (2016) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, Pós Doc (2022-até o presente momento) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), ex-bolsista JICA 2023, realizado no Japão (Melhoria da segurança e da qualidade do serviço em hospitais por meio do 5S-KAIZEN). Atualmente é docente da Universidade Federal de Sergipe. Chefe da Divisão Pedagógica da UFS Lagarto, Membro do Colegiado do Departamento de Educação em Saúde e Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Enfermagem de Lagarto. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica.

References

ARANHA, Ana Lucia Batista; BARSOTTI, Gabrielle de Macedo; SILVA, Mirelly Pedroso da; OLIVEIRA, Natalia Maia de; PEREIRA, Thais Queiroz. Revisão integrativa: importância da orientação de técnicas de primeiros socorros para leigos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 4, 5 ed., v. 6, p. 218-242, maio 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/primeiros-socorros. Acesso em: 20 fev. 2024.

American Heart Association. Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020. 2020, 32 p. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf. Acesso em: 29 fev. 2024.

BONÉ, Maria; LOUREIRO, Maria João; BONITO, Jorge. Suporte básico de vida na escola: o relato da evidência. Holos, Rio Grande do Norte, ano 36, v. 6, p. e8959, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8959/pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Diário Oficial da União. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm. Acesso em: 29 fev. 2024.

BRAVO, Lia Guedes; PAIXÃO, Germana Costa. Quadrinhos como ferramenta pedagógica lúdica de educação em saúde das ectoparasitoses. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, n. 1, v. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/20/22. Acesso em: 20 fev. 2024.

BRITO, Jackeline Gonçalves et al. Effect of first aid training on teams from special education schools. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, p. e20180288, 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/j/reben/a/SHw8PBVZkNzSWGyKdfszV4J/?lang=pt#Modal. Acesso em 28 fev. 2024.

PEDIATRIA, Sociedade Brasileira de. Os acidentes são evitáveis e na maioria das vezes, o perigo está dentro de casa! Departamento Científico de Segurança (2019-2021). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22337c-ManOrient_-_Os_Acidentes_Sao_Evitaveis__1_.pdf. Acesso em: 01 mar. 2024.

RANYERE, Jean; MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes. A Relação com o Saber nas Atividades Lúdicas Escolares. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e252545, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/bFV4Q6cZKzTJLhhmyBP3n. Acesso em: 28 fev. 2024.

REBOLHO, Marilia Christina Tenorio; CASAROTTO, Raquel Aparecida; JOÃO, Silvia Maria Amado. Estratégias para o ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus experiência prática. Fisioterapia e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 46-51, jan./mar. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/3wVpshypmpK3Y5Jcnh8hy5x/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 28 fev. 2024.

SILVA, Léa Stahlschmidt Pinto; GUIMARÃES, Adriana Batista; VIEIRA, Cristiane Elise; FRANCH, Luciana Nazaré de Souza; HIPPERT, Maria Isabel Steinherz. O brincar como portador de significados e práticas sociais. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 17 - n.2, p. 77-87, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdpsi/a/TMsZspwJ6MzCs9sHCP8r6QP/#ModalTutors. Acesso em: 28 fev. 2024.

SOUSA, Luciano Dias; ALMEIDA, Flávio Aparecido de; GOMES, Marcos Vinicius de Andrade; SILVA, Raynara de Carvalho; JONES, Lucas Martins Guimarães. Histórias em quadrinhos nas aulas de produção textual. Revista Transformar, v. 13, p. 54-66, 2019. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/224/0. Acesso em: 20 mar. 2024.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro Castro Santos (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

Published

2025-01-15

How to Cite

DIAS, T. N., SANTOS, R. G. dos, SOUSA, C. C. B., PINHEIRO, C. M., NEVES, S. O. C., PEIXOTO, M. G., & KAMEO, S. Y. (2025). The comic book as a first aid learning tool: experience report from the project “Socorristas Juniors: teaching children to save lives”. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19338

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)