Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos

Autores/as

  • João Pedro Sperluk Arce Unipampa
  • Mayara Marques Souza Unipampa
  • Liane da Silva de Vargas Unipampa. UFRGS
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244

Resumen

No ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, neste caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa “POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência” se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidandos os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionado com o cotidiano escolar. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa

Fisioterapeuta. Mestre e doutora em CB: Fisiologia. Pós-doutorado na área de neurofisiologia (KUL, Bélgica)

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Arce, J. P. S., Souza, M. M., Vargas, L. da S. de, & Mello-Carpes, P. B. (2017). Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 6(1). https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a