Desafios e dificuldades da extensão universitária multicampi: uma experiência na UFVJM
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16602Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Atividades acadêmicas multicampi, Ensino remoto, MultidisciplinaridadeResumo
Em universidades multicampi, garantir a acessibilidade dos estudantes a projetos em outros campi é um desafio. Neste trabalho é relatada uma experiência interdisciplinar e multicampi em um projeto de extensão da UFVJM, durante os anos de 2021 e 2022. No total, estiveram envolvidos 45 alunos, de 3 campi e 10 cursos distintos, em atividades conduzidas de forma remota, tais como, a criação de conteúdo textual e material audiovisual, culminando também na realização de um workshop online, trabalhos de conclusão de curso e publicação de artigos científicos. As atividades remotas ampliaram a acessibilidade ao projeto e ofereceram flexibilidade de horários para professores e estudantes, além de permitir a interação entre discentes de diferentes cursos. No entanto, houveram desafios devido à comunicação ineficiente durante o processo de seleção de estudantes, a falta de acesso à internet e recursos computacionais de alta qualidade.
Downloads
Referências
ABREU JÚNIOR, Nelson de. Universidade multicampi e sua gestão acadêmica: o caso da Universidade Estadual de Goiás. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, p. 289. 2017.
ALMEIDA, Leandro S.; SOARES, Ana Paula C.; FERREIRA, Joaquim Armando G. Questionário de vivências acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, v. 1, n. 2, p. 81-93, 2002.
BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar. O processo de expansão e interiorização das universidades federais brasileiras e seus desdobramentos. Revista Tempos Espaços em Educação, vol.13, nº 32, e-13456, 2020.
BRASIL. Ministério da educação. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pesquisa revela que mais de 80% dos alunos da UFVJM vêm de escola pública. UFVJM, 07 jun. 2019. Disponível em: https://portal.ufvjm.edu.br/noticias/2019/pesquisa-revela-que-mais-de-80-dos-alunos-da-ufvjm-vem-deescola-publica. Acesso em: 09 set. 2023.
CABRERA, Alberto F.; CASTAÑEDA, Maria B.; NORA, Amaury; HENGSTLER, Dennis. The convergence between two theories of college persistence. The Journal of Higher Education, volume 63, n. 2, p. 143-164, 1992.
CASQUEIRO, Mayara Lima; IRFFI, Guilherme; SILVA, Cristiano da Costa da. A expansão das universidades federais e os seus efeitos de curto prazo dos indicadores municipais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 01, p. 155-177, 2020.
CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IV COBICET. Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar. Online, 28 ago. 2023 a 01 set. 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/cobicet2023/. Acesso em: 14 set. 2023.
SCHLEICH, Ana Lucia Righi; POLYDORO, Soely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal os Psychological Assessment, vol. 5, nº 1, p. 11-20, 2006.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; CASTRO, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de, ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Integração acadêmica e integração social nas primeiras semanas na universidade: percepções de estudantes universitários. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. v. 5, no. 1, p. 69-85, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.