Preservação e conservação do Córrego da Prata: a educação ambiental como agente transformador para sociedade
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17499Palavras-chave:
Mata ciliar, Conscientização ambiental, Oficinas ambientaisResumo
Em Pratápolis-MG, nasce e percorre o Córrego da Prata, manancial de muita importância para a cidade. Apesar disso, o córrego encontra-se degradado com grande parte de sua mata ciliar desmatada e lançamento de esgoto. Diante disso, este trabalho promoveu a educação ambiental em escolas públicas do município, enfatizando a conservação e preservação do Córrego da Prata, por meio de palestras e atividades práticas (oficinas, visitas em campo com observação dos problemas ambientas e plantio de mudas nativas nas margens do córrego). Após a realização das atividades, notou-se que os alunos se sentiram agentes contribuintes para com o meio ambiente, além de levantarem dados importantes para análises macroscópica do córrego e para o monitoramento dos recursos hídricos. Indiretamente, o projeto teve um impacto positivo nas famílias dos participantes, uma vez que esses se tornaram multiplicadores de ideias. A comunidade local também foi beneficiada com as atividades de revitalização do córrego.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CLAYTON, Susan. Environment and identity. In: CLAYTON, Susan (Ed.). The Oxford handbook of environmental and conservation psychology. Oxford: Oxford University Press, p. 165-178, 2012.
DONATO, Leticia de Paulo; MAGRI, Rômulo Amaral Faustino. Uso e ocupação das áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do Córrego do Limão, Passos-MG./ Enciclopédia Biosfera,/ [s.l.], v. 14, n. 25, p.78-91, 20 jun. 2017. Centro Cientifico Conhecer. http://dx.doi.org/10.18677/encibio_2017a101. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2017a/agrar/uso%20e%20ocupacao.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.
DORNFELD, Carolina Buso. Educação ambiental: reflexões e desafios no ensino superior. Resumo Executivo. 2016. Disponível em: http://www.foar.unesp.br/Home/projetoviverbem/educacao-ambientalreflexoes-e-desafiosno-ensino-superior—resumo.pdf. Acesso em: 01 mai. 2023.
EFFTING, Tânia Regina. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. Marechal Cândido Rondon, Monografia (Pós Graduação em Latu Sensu Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Marechal Cândido Rondon, 2007.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Circular economy, 2019. Disponível em: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/circular-economy/overview/concept. Acesso em: 01 mai. 2023
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus, 2000.
LACERDA, Dinnie Michelle Assunção; FIGUEIREDO, Paulo Sérgio de. Restauração de matas ciliares do rio Mearim no município de Barra do Corda-MA: seleção de espécies e comparação de metodologias de reflorestamento. Acta Amazônica, Manaus, v. 39, n. 2, p. 295–304, 2009.
LOUV, Richard. Last Child in the Woods: Saving Our Children from Nature-Deficit Disorder. Chapel Hill: Algonquin Books, 2005.
MEA – Millennium Ecosystem Assessment. Ecosystems and human well-being: wetlands and water. Synthesis. Washington, DC: World Resources Institute, 2005.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes; SOUSA, Gláucia Lourenço de; OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, São Luís de Montes Belos - GO, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.
RICARDO, Valdir Paulo. Projeto de recuperação das matas ciliares. Monografia (Curso de Administração) Faculdade Centro Paulista de Ibitinga, Ibitinga, 2008.
SANTOS, Débora Gisele Graúdo dos; GUIMARÃES, Mauro. Pertencimento: um elo conectivo entre o ser humano, a sociedade e a natureza. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 3, p. 208-223, 2020.
SAUVÉ, Lucie. Educação ambiental:possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.
SILVA, Marília Isabelle Oliveira da. Avaliação ecológica de áreas ciliares em processo de restauração florestal na Zona da Mata Norte, Pernambuco. 2017. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
SPIRONELLO, Rosangela Lurdes; TAVARES, Fabiane Silveira; DA SILVA, Eder Pereira. Educação ambiental: da teoria à prática, em busca da sensibilização e conscientização ambiental. Revista Geonorte, v. 3, n. 6, p. 140-152, 2012.
SOGA, Masashi, GASTON, Kevin J. Extinction of experience: The loss of human-nature interactions. Frontiers in Ecology and Environment, v. 14, p. 94–101, 2016.
SOUSA, Cynthia Alves Felix; ALVES, Arilde Franco; ANDRADE, Tânia Maria de; NICODEMO, Sinara Cybelle Turíbio e Silva; VITORINO, Gustavo Oliveira. A percepção ambiental de atores sociais de escolas públicas e privadas, em um bairro de João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 180-191, 2017.
TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini; PERES, Williane Cristine; PINHEIRO, Helena Maria Spadotto; PINHEIRO, Marcelo Antonio Amaro. Histórico da educação ambiental e sua relevância à preservação dos manguezais brasileiros. 2018. Cap. 2: p. 57-73. In: PINHEIRO, Marcelo Antonio Amaro; TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Educação Ambiental sobre Manguezais, São Vicente: UNESP, Instituto de Biociências, Câmpus do Litoral Paulista, 165 p.
ZANINI, Alanza Mara; SANTOS, Amanda Ribeiro dos; MALICK, Chreiva Magalhães; OLIVEIRA, José Anderson de; ROCHA, Marcelo Borges. Estudos de percepção e Educação Ambiental: um enfoque fenomenológico. Ensaio - Pesquisa em Educação e Ciências, Belo Horizonte, v. 23, p. e32604, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.