Sensibilizando para a acessibilidade linguística na comunicação: relato de experiência de uma ação de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.17776

Palavras-chave:

Acesso à informação, Acessibilidade linguística, Libras, Comunicação

Resumo

O acesso à informação é um direito humano e constitucional de todos os cidadãos. No entanto, existe um grande abismo entre o que é garantido por lei e a real efetivação do direito. Pessoas surdas correspondem a 5% da população brasileira, segundo dados do IBGE, e enfrentam barreiras cotidianas no exercício dos seus direitos como o acesso à informação. Poucos veículos de informação investem em produção de conteúdo jornalístico acessível e, quando há presença de conteúdo acessível, constata-se a ausência do respeito aos padrões previstos nas normativas da ABNT. A ação de extensão AcessCom, realizada em formato de seminário, buscou promover a sensibilização de profissionais e mediadores da comunicação para o direito ao acesso à informação e para as pautas do público surdo. Em dois dias de programação, 74 participantes do seminário debateram as vivências e os desafios das pessoas surdas no acesso à informação e conheceram produções informativas com acessibilidade linguística.

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Referências

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Publicado

08-01-2024

Como Citar

SOUSA, R. de L., & LUNA, J. S. de O. (2024). Sensibilizando para a acessibilidade linguística na comunicação: relato de experiência de uma ação de extensão universitária. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.17776

Edição

Seção

Relatos de Experiência