Monitoria, movimentos sociais e curricularização da extensão: um relato de experiência a partir da disciplina "Sociedade, classes e movimentos sociais"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18410

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Monitoria, Curricularização da extensão

Resumo

O presente relato de experiência é fruto das atividades de monitoria desenvolvidas na disciplina Sociedade, Classes e Movimentos Sociais (SES 221) do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem como objetivo central a análise acerca da atuação do monitor na disciplina em questão tendo por vista as alterações trazidas pela resolução 06/2022 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) da UFV, que dispõe sobre a curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação. Também debruça-se sobre os limites e potencialidades das atividades de monitoria aliadas aos movimentos sociais e populares. De caráter qualitativo e exploratório, utilizou-se do diário de campo e da revisão bibliográfica como instrumentos de coleta de dados e da Análise de Conteúdo para a interpretação e a sistematização dos resultados. Conclui-se que a atuação do monitor na cena em específico potencializa os objetivos da monitoria e possibilita a interação entre novos atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Silva JUSCELINO, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista PIBIC/CNPq 2023-2024

Junia Marise Matos de SOUSA, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra e graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Curricularização da extensão e Serviço Social. Brasília, DF, 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, RJ, 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (Edição revista e actualizada). Lisboa: Edições, v. 70, 2009.

BRASIL. Lei N° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2004.

GONÇALVES, Mariana Fiuza; GONÇALVES, Alberto Magno; FIALHO, Beatriz Fiuza; GONÇALVES, Ilda Machado Fiuza. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e313757-e313757, 2021.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 3ª edição, São Paulo, Global, 1988.

MELO NETO, José Francisco de. Extensão popular. 2.ed. - João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MONTANO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, 2010

PALHETA, Daniele Cristina da Silva; OLIVEIRA, Rodrigo Rafael Souza de. A monitoria como possibilidade de formação em ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência. Revista Comunicação Universitária, v. 1, n. 4, 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Divulgação institucional: Atividades de extensão na UFV agora integram matriz curricular dos cursos de graduação. Texto por Adriana Passos. Viçosa, MG, 2022a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Resolução CEPE n° 6, de março de 2022. Regulamenta a creditação curricular nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, 2022b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Programa Analítico da Disciplina SES 221 - Sociedade Classes e Movimentos Sociais. Viçosa-MG, 2024.

Publicado

11-11-2024

Como Citar

JUSCELINO, M. A. S., & SOUSA, J. M. M. de. (2024). Monitoria, movimentos sociais e curricularização da extensão: um relato de experiência a partir da disciplina "Sociedade, classes e movimentos sociais". Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 13. https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18410

Edição

Seção

Relatos de Experiência