É a cibercultura o lugar da (minha) criança? O uso das TICS e a mediação parental na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.10856

Palavras-chave:

TICs, Crianças, Controle, Mediação parental

Resumo

As experiências das crianças são articuladas entre o agir infantil e as expectativas e discursos formulados em torno delas. Essas narrativas podem definir os modos de vida das crianças, causando insegurança e desorientação, sobretudo nas mães e nos pais, quando o assunto envolve as interações dos seus filhos com as tecnologias. A partir dessa temática, este artigo tem como objetivo compreender o papel da mediação parental no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) por crianças de diferentes contextos sociais na construção das Culturas Infantis. As unidades de observação foram compostas por 57 famílias de crianças pré-escolares, matriculadas em instituições públicas e particulares do Município de Viçosa, MG. Para fins de coleta de dados, as mães, pais e avós das crianças responderam um questionário, com perguntas sobre práticas de uso das TICs pelas crianças e as mediações na família. Os resultados da pesquisa revelaram que as dinâmicas sociais e culturais em torno das interações com as TICs se dão a partir de mediação de controle dos responsáveis, desde a integração das crianças na cibercultura, como também na organização do tempo e dos espaços de educação, lazer e dos seus cotidianos.

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Biografia do Autor

Fernanda Miquelão Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa- UFV- MG; Especialização em Inspeção Escolar, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional pela Faculdade de Viçosa- FDV; Graduação em Economia Doméstica e Educação Infantil pela UFV; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Laboratório de Desenvolvimento Humando- (DED/UFV).

Neide Maria de Almeida Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), com período sanduiche na França, no Institute d Études Politiques de Paris. Pós-Doutorado em Sociologia no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho em Portugal (2013). Mestra em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa- UFV (1995); graduada em Economia Doméstica pela UFV (1991); Professora titular vinculada ao Depto. de Economia Doméstica/UFV

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001); Pós-Doutorado na linha de pesquisa: População, Família e Saúde no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal (2013); Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1997); Especialização em Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1993); Graduada em Ciências Sociais também pela UFJF (1992); Professora Titular do Depto. De Economia Rural/UFV.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

Miquelão Ribeiro, F., de Almeida Pinto, N. M. ., & de Carvalho Fiúza, A. L. . (2022). É a cibercultura o lugar da (minha) criança? O uso das TICS e a mediação parental na infância. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 33(1), 1–27. https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.10856