É a cibercultura o lugar da (minha) criança? O uso das TICS e a mediação parental na infância
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.10856Palavras-chave:
TICs, Crianças, Controle, Mediação parentalResumo
As experiências das crianças são articuladas entre o agir infantil e as expectativas e discursos formulados em torno delas. Essas narrativas podem definir os modos de vida das crianças, causando insegurança e desorientação, sobretudo nas mães e nos pais, quando o assunto envolve as interações dos seus filhos com as tecnologias. A partir dessa temática, este artigo tem como objetivo compreender o papel da mediação parental no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) por crianças de diferentes contextos sociais na construção das Culturas Infantis. As unidades de observação foram compostas por 57 famílias de crianças pré-escolares, matriculadas em instituições públicas e particulares do Município de Viçosa, MG. Para fins de coleta de dados, as mães, pais e avós das crianças responderam um questionário, com perguntas sobre práticas de uso das TICs pelas crianças e as mediações na família. Os resultados da pesquisa revelaram que as dinâmicas sociais e culturais em torno das interações com as TICs se dão a partir de mediação de controle dos responsáveis, desde a integração das crianças na cibercultura, como também na organização do tempo e dos espaços de educação, lazer e dos seus cotidianos.
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