Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11312Palavras-chave:
Pandemia, Ensino, Ensino em Enfermagem, Covid-19Resumo
Este estudo possui o objetivo de identificar o impacto da pandemia no ensino em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como participantes, 13 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2020, utilizando-se de um questionário. A análise dos resultados seguiu aproximações com a Análise de Conteúdo. Identificou-se que os participantes compreendem a necessidade de virtualização nesse momento de pandemia, como maneira de proteção social. Alguns participantes indicaram perda no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, todos os participantes compreendem que a virtualização é a melhor opção para o momento de pandemia. Considera-se que este estudo contribui para a problematização sobre o tema, bem como a reflexão para construir novas estratégias e ações de melhoria no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem durante a pandemia.
Downloads
Referências
ANDRADE CARNEIRO, Leonardo et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020.
AZEVEDO, João Neto; SIMÕES, João Tomaz. A imposição da limitação e a necessidade de um novo trajeto no Turismo. Turismo Mundial, Crise Sanitária e Futuro, p. 79, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOTTINO, Caroline Martins de Melo; SCHELIGA, Eva Lenita; MENEZES, Renata de Castro. Experimentos etnográficos em redes e varandas. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 2020; 29(supl), 289-301. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp289-301
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde (BR). Portaria 466/2012. Brasília (DF), 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico 01. Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). COE Nº 01 Jan. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/04/Boletim-epidemiologico-SVS-04fev20.pdf. Acesso em: 27 set. 2020.
CLEMENTE, Adalberto Ortiz; ANGELUCI, Alan César Belo. A CONTRIBUIÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, DIANTE DA PANDEMIA. Educere et Educare, v. 15, n. 36.
FERLA, Alcindo Antônio et al. Um paradoxo civilizatório: a pandemia como desafio ao ensino e trabalho na saúde e como afirmação das vidas. Saúde em Redes, v. 6, n. 2 Suplem, 2020.
GALLASCH, C. H. et al. Prevention related to the occupational exposure of health professionals workers in the COVID-19 scenario. Rev. enferm. UERJ.[Internet], v. 28, p. e49596, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.49596
GOMES, Vânia Thais Silva et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020.
GORGENS, Pollyanna; ANDRADE, Paulo César. A educação universitária apoiadada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2020.
GUO, Xiaodong et al. Survey of COVID-19 disease among orthopaedic surgeons in Wuhan, People’s Republic of China. The Journal of Bone and Joint Surgery. American Volume, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.2106/JBJS.20.00417
GUSSO, Hélder Lima et al. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
HONORATO, Tony; NERY, Ana Clara Bortoleto. História da Educação e Covid-19: a crise da escola segundo pesquisadores africanos (G. Akanbi, L. Chisholm), americanos (C. Boto, A. Cerecedo, M. Cunha, A. Bennett-Kinne, H. Rocha, A. Romano, K. Rousmaniere, M. Southwell, G. Souza, M. Taborda, C. Veiga, D. Acta Scientiarum. Education, v. 42, p. e54998-e54998, 2020. doi: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.54998
INTERNATIONAL COUNCIL OF NURSES (ICN). Guidelines on Advanced Practice Nursing. ICN, 3 place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland. 2020. Disponível em: https://www.icn.ch/system/files/documents/2020-04/ICN_APN%20Report_EN_WEB.pdf. Acesso em 27 set. 2020.
MARASCA, Aline Riboli et al. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto à distância. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.
MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123
OLIVEIRA, Wender Antonio; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde-RSF, v. 7, n. 2, 2020.
PEREIRA, Luisa Rauter. Conhecimento e comunicação histórica. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 13, n. 33, p. 13-17, 2020. doi: https://doi.org/10.15848/hh.v13i33.1670
RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil?. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. 49570, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.49570
RIPA, Roselaine. Reflexões interdisciplinares sobre a pandemia da Covid-19: um relato de experiência do ciclo de palestras online. Criar educação, v. 9, n. 2, p. 6-28, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v9i2.6042
ROSSONI, Luciano. Covid-19, Organizações, Trabalho em Casa e Produção Científica. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 2, p. 158-168, 2020. doi: https://doi.org/10.21529/RECADM.2020ed2
SAMPAIO, Renata Maurício. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e519974430-e519974430, 2020.
SANTOS REIS, Diego. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-5, 2020. doi: https://doi.org/10.5212/http://orcid.org/0000-0001-6977-7166
SANTOS ROCHA, Daniel. Readequação do contexto escolar para o formato remoto em meio à pandemia de Covid-19. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 263-274, 2020.
SANTOS, Adelcio Machado et al. Tecnologias educacionais em tempo de isolamento social: uma pesquisa com professores. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e17996450-e17996450, 2020. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6450
SCOZ, Emanuella; MELCHIORETTO, Albio Fabian. Diário de uma professora em crise: adaptações de aulas práticas em dias de isolamento. Investigação Filosófica, v. 11, n. 2, p. 189-203, 2020.
SILVEIRA, Sidnei Renato et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, p. 35, 2020.
SOUSA, João Baptista Machado. Investigar para transformar: um diálogo necessário frente aos desafios impostos pela Pandemia da COVID-19. RAC: Revista Angolana de Ciências, v. 2, n. 1, p. 01-05, 2020.
SUÁREZ, Noemí. Formación docente universitaria y crisis sanitaria COVID-19. CienciAmérica, v. 9, n. 2, p. 109-114, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.33210/ca.v9i2.299
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153-e843998153, 2020.
VASQUES, Daniel Giordani; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação científica na pandemia: uma análise dos estudos remotos ao ensino fundamental. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 164-179, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oikos: Família e Sociedade em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98