Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11312

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino, Ensino em Enfermagem, Covid-19

Resumo

Este estudo possui o objetivo de identificar o impacto da pandemia no ensino em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como participantes, 13 estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2020, utilizando-se de um questionário. A análise dos resultados seguiu aproximações com a Análise de Conteúdo. Identificou-se que os participantes compreendem a necessidade de virtualização nesse momento de pandemia, como maneira de proteção social. Alguns participantes indicaram perda no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, todos os participantes compreendem que a virtualização é a melhor opção para o momento de pandemia. Considera-se que este estudo contribui para a problematização sobre o tema, bem como a reflexão para construir novas estratégias e ações de melhoria no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento. 

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Pissaia, L. F., & Eli Kunz da Costa , A. (2021). Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(1), 148–164. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11312