Concepções de discentes do 6º ano do ensino fundamental acerca da relevância da família em seus processos de escolarização
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12850Palavras-chave:
Família. Escola. Aprendizagem. Ensino Fundamental.Resumo
Este estudo buscou compreender a importância da família nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos inseridos nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo de base qualitativa, com desenvolvimento de estudo de caso com alunos matriculados no 6º ano de uma escola pública do município de Viana. Por intermédio da entrevista estruturada direcionada aos discentes, ficou evidenciado que eles não têm a frequente participação dos pais na rotina escolar e desejam que isso ocorra para melhoria de seu desempenho. Ademais, os alunos com um acompanhamento familiar efetivo são motivados e sentem-se valorizados, o que culmina em um melhor rendimento e maior autoestima. Em suma, é necessário que essa rede de interações tecidas entre a família e escola configure-se como uma dialética, o que significa transpor a ideia de ser uma parceria unilateral, para transformar-se em uma organização mutuamente coparticipativa, colaborativa e corresponsável.
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