O funcionário escolar como educador: formação e valorização dos trabalhadores em um município do Mato Grosso

Autores

  • Elke Luanne da Silva Xavier Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v33i2.13116

Resumo

O presente ensaio, intitulado como o Funcionário escolar como educador: formação e valorização dos trabalhadores em um município do MT, analisa se a formação dos funcionários escolares contribui com o Projeto Educativo das escolas estaduais do município de São José do Povo/MT. Pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com o registro de observações através da pesquisa bibliográfica e com aplicação de questionário com questões abertas e fechadas. Verificou-se que a formação dos funcionários escolares contribui com o Projeto Educativo das escolas estaduais do município de São José do Povo/MT de forma pouco expressiva e que tanto funcionários quantos os gestores questionados tem consciência da importância dos cursos de formação no desenvolver de suas atividades dentro da escola. Foi proposto a elaboração de cartilha ilustrativa para os docentes trabalharem em sala de aula com os alunos, promovendo a conscientização do papel dos funcionários das escolas também como atores do processo educativo.

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Publicado

2023-06-10

Como Citar

da Silva Xavier, E. L., & Sudbrack, E. M. (2023). O funcionário escolar como educador: formação e valorização dos trabalhadores em um município do Mato Grosso. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 33(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v33i2.13116