Literatura infantil para "ouvirsentir"

Por uma educação anti-idadista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.15085

Palavras-chave:

Literatura infantil. Podcast. Educação. Idadismo.

Resumo

A realidade cotidiana e as estatísticas mostram que a população está envelhecendo. Se isso impõe uma outra leitura de mundo, é preciso, assim, que se compreenda, como educadores, os desafios impostos por esse novo fenômeno. O objetivo do presente artigo é, portanto, analisar os comentários de pessoas que ouviram o podcast “Saudade dos avós”. A metodologia previu uma ação educativa baseada na audição de histórias com personagens idosos, e os dados foram analisados em uma abordagem qualitativa, com base em Bardin (1977). Os resultados indicaram que pessoas de diferentes idades se sensibilizaram com o tema da heterogeneidade da velhice. Concluiu-se que a literatura infantil pode ser uma expressão artística que mobiliza afetos para uma educação anti-idadista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Cachioni, Universidade de São Paulo

Professora Associada 3

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia

Escola de Artes, Ciências e Humanidades | EACH   Universidade de São Paulo | USP

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BUTLER, Robert. Ageism: a foreword. Journal of Social Issues, [s. l.], v. 36. n. 2, p. 8-11, 1980.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DELEUZE, Gilles. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. São Paulo: 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Tradução Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MCGUIRE, Sandra. Early Children’s Literature and Aging. Creative Education, [s. l.], n. 7, p. 2604-2612, 2016.

MCGUIRE, Sandra. Aging Education: A Worldwide Im-perative. Creative Education, [s. l.], v. 8, p. 1878-1891, 2017.

MOURA, Adelina Maria Carreiro; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006. Disponível em: http://www.inf.ufpr.br/alexd/ARTIGOS_MOBILIDADE/Moura_Carvalho_2006_resumido.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. 2015. Disponível em: https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.

OPAS. Organização Pan-americana da Saúde. Discriminação por idade é um desafio global. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/18-3-2021-discriminacao-por-idade-e-um-desafio-global-afirma-relatorio-da-organizacao-das. Acesso em: 19 set. 2022.

SANTOS, Toni Edson Costa. Negros pingos nos “is”: djeli na África ocidental; griô como transcriação; e oralidade como um possível pilar da cena negra. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 157-173, 2015.

VAZ, Ariana Eunice Barros. Idadismo nas crianças: o que dizem os desenhos das crianças? 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social da Saúde) – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2017. 128 f. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/15266/1/Ariana_Eunice_Barros_Vaz_31738_Disserta%C3%A7%C3%A3o_Final.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

VOLT DATA LAB. Levantamento. 2019. Disponível em: https://www.voltdata.info/conteudo/2019/estatsticas-de-podcasts. Acesso em: 18 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

de Ávila Todaro, M., & Cachioni, M. (2023). Literatura infantil para "ouvirsentir" : Por uma educação anti-idadista . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 34(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.15085