Desigualdade no acesso ao ensino formal para a população idosa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.15226

Palavras-chave:

Educação, Idosos, Políticas Públicas, Desigualdades de Gênero

Resumo

Neste estudo buscou-se contribuir para com a literatura a respeito da temática do envelhecimento e a educação formal no Brasil que é diminuta em decorrência da visão idadista da sociedade em relação ao público idoso. Foram analisados e discutidos os fatores que influenciaram os idosos, agrupados pelo gênero, a acessar ou abandonar a escola regular e buscar as principais alternativas ofertadas pela Estado brasileiro: a EJA e o Encceja. Para isso, utilizaram-se os microdados e questionários socioeconômicos do Encceja 2019, disponibilizados pelo INEP. Os resultados indicaram a presença de disparidades etárias e de gênero em todas as modalidades de acesso ao ensino analisadas. Os idosos indicaram a procura pela educação por motivos que os colocariam em acesso a oportunidades as quais a sociedade não os qualifica como capazes, sendo essas relacionadas a busca por qualificação profissional e acadêmica, e a participação na força de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Nathan Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Economia Aplicada pelo PPGEA/UFV. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é um dos diretores da Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade (LAEC) do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS/UFV). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Economia do Crime: análise e evidências empíricas - da UFV, onde atuou em projetos nas linhas de pesquisas relacionadas a Crimes Fiscais e Corporativos e Políticas Públicas para a redução da criminalidade no Brasil. Compõe a Equipe Operacional do Observatório Socioeconômico da COVID-19 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como Estagiário de Pesquisa no Índice de Preço ao Consumidor de Viçosa (IPC Viçosa). Foi Estagiário de Pesquisa na Opus Pesquisa e Opinião e atuou como Diretor de Projetos no Centro Acadêmico de Economia (CAECO UFV). Participou de diversas atividades extracurriculares durante a graduação, incluindo elaboração e participação de eventos acadêmicos, colaboração em projetos de pesquisa científica, ministração de cursos de curta duração e palestras, entre outras.

 

Referências

BEAUVOIR, Simone de. A velhice: a realidade incômoda. São Paulo: DIFEL, 1976.

BEZERRA, Fernanda Carvalho; ALMEIDA, Maria Irismar de; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria. Estudos sobre envelhecimento no Brasil: revisão bibliográfica. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, v. 15, p. 155-167, 2012.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 1987.

CARVALHO, José Alberto Magno de; GARCIA, Ricardo Alexandrino. O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, p. 725-733, 2003.

DIAS JÚNIOR, Cláudio Santiago; COSTA, Carolina Souza; LACERDA, Marisa Alves. O envelhecimento da população brasileira: uma análise de conteúdo das páginas da REBEP. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, v. 9, p. 7-24, 2006.

GADOTTI, Moacir. Educação de Jovens e Adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Orgs.). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 35-47.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 03-11, 2000.

KARL, M. A. R. X. O capital. Livro 1. Sao Paulo: Abril cultural, 1983.

MARQUES, Denise Travassos; PACHANE, Graziela Giusti. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 475-490, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COIMBRA JÚNIOR, Carlos EA. Entre a liberdade e a dependência: reflexões sobre o fenômeno social do envelhecimento. In: Antropologia, saúde e envelhecimento. 2002. p. 11-24.

NERI, Anita Liberalesso. Desenvolvimento e envelhecimento. Papirus Editora, 2001.

NERI, Anita Liberalesso; JORGE, Mariana Dias. Atitudes e conhecimentos em relação à velhice em estudantes de graduação em educação e em saúde: subsídios ao planejamento curricular. Estudos de psicologia (Campinas), v. 23, p. 127-137, 2006.

PERES, Marcos Augusto de Castro. Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal: a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste. Sociedade e estado, v. 26, p. 631-662, 2011.

RODRIGUES, Patrícia Mattos Amato; MAFRA, Simone Caldas Tavares; PEREIRA, Eveline Torres. O Direito da pessoa idosa à educação formal no Brasil: um caminho para o exercício da cidadania. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 29, n. 2, p. 187-209, 2018

SOUZA FILHO, Alcides Alves de; CASSOL, Atenuza Pires; AMORIM, Antonio. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 718-737, 2021.

VENTURA, Jaqueline Pereira; OLIVEIRA, Francisco Gilson. A travessia “do EJA” ao Encceja: Será o mercado da educação não formal o novo rumo da EJA no Brasil?. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 3, n. 5, p. 80-97, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Nathan Ferreira dos Santos, F. (2023). Desigualdade no acesso ao ensino formal para a população idosa no Brasil . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 34(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.15226