A centralidade do processo socioeducativo
um olhar para as relações entre famílias, adolescentes e políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i1.15673Palavras-chave:
Medidas socioeducativas, Ambiente familiar, Território, IntersetorialidadeResumo
O estudo teve por objetivo compreender e apontar as dificuldades e aspectos que afetam as famílias dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no cenário estudado. Neste recorte, houve a participação de quatro profissionais responsáveis pela coordenação e supervisão nas políticas de assistência social e saúde. Os profissionais participaram do preenchimento de um formulário e do processo de entrevistas por pautas, analisados posteriormente, em conjunto com o referencial teórico presente na literatura. As falhas e ineficiências estruturais nas políticas públicas na atenção ao adolescente e sua família, ampliam o processo de vulnerabilidade e violação de direitos já sofrido, enquanto, os profissionais acentuam em seus discursos as dificuldades existentes na execução de seus serviços e os desafios diários na interlocução com o território. A socioeducação enquanto conceito que ocorre mediante a incompletude institucional, tem evidenciado lacunas sociais, políticas e econômicas que impedem a ampla garantia de direitos e proteção social da família
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