Escola amiga da pessoa idosa: reflexão-ação sobre longevidade e envelhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v34i3.15881

Palavras-chave:

Pessoa idosa, Longevividade, Envelhecimento

Resumo

De acordo com Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil/2015), a cada segundo, duas pessoas no mundo celebram 60 anos de vida, constituindo um privilégio sem precedentes, à medida, em que, também, impõem políticas (saúde, educação, trabalho, lazer, etc.). Para além das políticas públicas o processo de envelhecimento carece de reflexão e conscientização, em especial, por parte dos jovens. O artigo trata de descrever a experiência “Escola Amiga da Pessoa Idosa”, projeto que integra o Observatório Paraense de Longevidade – OPL. Busca-se compreender os objetivos e protocolos estabelecidos para que uma escola seja “Amiga da Pessoa Idosa”. Conclui, ainda que, seja um Projeto com pouco tempo de criação, o que não possibilita examinar seus impactos, a relevância pedagógica e social é evidente, e a continuidade de seu desenvolvimento levará a sensibilização da necessidade de respeitar, proteger e garantir os direitos das pessoas idosas e de uma sociedade melhor.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Barros, J., Muderwa, D. C., Costa , S., & Pineda Nebot , C. (2023). Escola amiga da pessoa idosa: reflexão-ação sobre longevidade e envelhecimento. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 34(3). https://doi.org/10.31423/oikos.v34i3.15881

Edição

Seção

Dossiê Los desafios de la política de longevidad