Escola amiga da pessoa idosa: reflexão-ação sobre longevidade e envelhecimento
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v34i3.15881Keywords:
Pessoa idosa, Longevividade, EnvelhecimentoAbstract
According to the Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil/2015), every second, two people in the world celebrate 60 years of life, constituting an unprecedented privilege, as they also impose policies (health, education , work, leisure, etc...). In addition to public policies, the aging process needs reflection and awareness, especially on the part of young people. The article tries to describe the experience “Escola Amiga da Pessoa Idosa”, a project that integrates the Observatório Paraense de Longevidade – OPL. It seeks to understand the objectives and protocols established for a school to be “Friend of the Elderly”. It concludes, even though it is a Project with a short time of creation, which does not make it possible to examine its impacts, the pedagogical and social relevance is evident, and the continuity of its development will lead to awareness of the need to respect, protect and guarantee the rights of elderly people and a better society.
Downloads
References
BRASIL, Constituição Federal de 1988, Brasília, 2016. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso 23 Fev. 2023.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. ESTATUTO DO PESSOA IDOSA, Brasília, 2007. Disponível em https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/estatuto_pessoa idosa2edicao.pdf. Acesso 23 Fev. 2023.
CERVO, Andreia Ferreira Gomes. Humanismo histórico: estudo de sua evolução para chegar à felicidade e realização. 2016.
CHAUI, Marilena de Souza. Ideologia e educação. Educação e pesquisa, v. 42, p. 245-258, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. 1996.
GOLDENBERG, Mirian. A invenção de uma bela velhice: Projetos de vida e a busca da felicidade. Editora Record, 2020.
IBEGE, Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em 01 Mar. 2023.
Laboratório de Demografia e Estudos populacionais, 2020. Disponível em https://www.ufjf.br/ladem/2020/06/15/o-perfil-demografico-do-brasil-ate-2100-e-os-desafios da-covid-19-artigo-de-jose-e
MENET, Nicolas. Construire la société de la longévité. Une opportunité pour le futur? Ed. Eyrolles, Paris, 2019 disponível em https://handirect.fr/vieillesse-et-societe-comprendre-lesenjeux-de-la-longevite/. Acesso 23 Fev. 2023.
MILLER, Richard, Biologie du vieillissement. In La lettre de l’Académie des sciences. nº 3 / printemps 2002. Disponível em https://www.academie-sciences.fr/pdf/lettre/lettre3.pdf. Acesso 23 Fev. 2023
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez. 2000
NATIONS UNIES, Déclaration de Droit de l’Homme, 2015. Disponível em https://www.un.org/fr/udhrbook/pdf/udhr_booklet_fr_web.pdf. Acesso 23 Fev. 2023.
NELSON, Todd. Ageism. Handbook of prejudice. Universidade do Estado da Califórnia: Stanislaus. 2009.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Declaração universal dos direitos humanos, 2015. Disponível em https://www.un.org/fr/udhrbook/pdf/udhr_booklet_fr_web.pdf. Acesso em 23 Fev. 2023.
PALMORE, Erdman Ballagh. Research note: Ageism in Canada and the United States. Journal of Cross-Cultural Gerontology, 19, p. 41- 46, 2004.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para uma nova profissão. Pátio: Revista Pedagógica, v. 5, n. 17, p. 8-12, 2001. Revista do IBGE, Nº 16, Fev. 2019. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d4581e6bc87ad876807 3f974c0a1102b.pdf. Acesso 23 Fev. 2023
SERAFIM, Filomena Maria Machado Pinto, Tese sobre Promoção do bem estar global na população sénior: práticas de intervenção e desenvolvimento de atividades físicas. Universidade do Algarve, 2007 disponível em http://hdl.handle.net/10400.1/659 . Acesso 23 fev. 2023.
TORRES, Tatiana de Lucena et al. Representações sociais e crenças normativas sobre envelhecimento. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 3621-3630, 2015.
VIEIRA, Rodrigo de Sena et al. Estereótipos sobre os idosos: dissociação entre crenças pessoais e coletivas. Temas em Psicologia, 2015.
ZATTI, Vicente. PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei. Educação como processo de formação humana: uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade. São Paulo: FEUSP, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Oikos: Família e Sociedade em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98