Trabalho social com adolescentes na região amazônica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16134

Palavras-chave:

Trabalho Social, Direitos humanos, Adolescente em conflito com a lei, Região amazônica

Resumo

O artigo discute os desafios da execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto na realidade Amazônica, com o objetivo de evidenciar os aspectos de uma realidade que desafia a defesa de seus direitos. A pesquisa problematiza, inicialmente, aspectos dos direitos humanos e suas consequências normativas para adolescentes autores de atos infracionais apresentando questões relacionadas à gestão pública do atendimento de adolescentes e analisa dados sobre o perfil sociodemográfico do Estado do Amazonas, bem como, os dados do meio aberto, dos CREAS do Amazonas. O artigo é baseado em uma pesquisa quantitativa, de caráter descritiva, a partir de coleta de dados em referenciais bibliográficos e através de análise documental.

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Biografia do Autor

Ricardo Peres da Costa, Texas Tech University

É Doutor e Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina, Brasil). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR, Curitiba, Brasil). Graduado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi (Curitiba, Brasil). Graduando em Serviço Social. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi) e membro do Grupo Ética e Direitos Humanos da UEL. Reseach in the field of Positive Youth Development, na Texas Tech Univsersity.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Bolsista do CNPq Edital n.º 026/2021 para cursar pós-doutoramento na Texas Tech University – TTU – período 2022 a 2024. Processo número: 200864/2022-0. Professora Adjunta da área de Fundamentos da Educação no Curso de Pedagogia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre e Doutora em Educação (UEM), Mestre em adolescente em conflito com a lei (UNIBAN/SP); Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN/CNPq). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi).

Letícia Borel, Universidade Federal do Amazonas

Assistente Social, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFAM), mestre em Educação (PPGE/UFAM) Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia – (GETRA-UFAM).

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Ricardo Peres da Costa, Maria Nilvane Fernandes, & Letícia Borel. (2024). Trabalho social com adolescentes na região amazônica brasileira. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.16134