As tecnologias da informação e comunicação na seguridade social e as repercussões para o serviço social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.18965

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação, Trabalho profissional, Serviço social, Seguridade social

Resumo

A crise econômica do capital associa-se à recente crise sanitária do Corona Vírus Disease (covid-19), que imprimiu a prerrogativa de distanciamento social para redução da disseminação do novo coronavírus, reorganizando processos de trabalho intermediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Refletir sobre estes processos de trabalho intermediados pelo uso das TICs na Seguridade Social é o objetivo deste artigo. Em termos metodológicos o estudo qualitativo tem embasamento teórico na perspectiva materialista histórico-dialético e na pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o contexto da pandemia acelerou a implementação de processos de trabalho intermediados por TICs na Seguridade Social e associado a onda longa de reestruturação produtiva conforma uma nova morfologia ao trabalho, a qual inserem-se assistentes sociais. Tais dilemas radicalizam-se devido às particularidades da formação sócio-histórica e à agenda governamental da extrema direita, situação que exige a organização coletiva e luta contra-hegemônica da classe trabalhadora.

 

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Biografia do Autor

Analú dos Santos Lopes, UFSC/PPGSS

Assistente social, especialista em Residência Multiprofissional em Alta Complexidade, Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Keli Regina Dal Prá, UFSC

Assistente Social. Mestre (2006) e Doutora (2009) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais. E-mail: keli.regina@ufsc.br.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Analú dos Santos Lopes, & Keli Regina Dal Prá. (2024). As tecnologias da informação e comunicação na seguridade social e as repercussões para o serviço social . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(3). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.18965