As tecnologias da informação e comunicação na seguridade social e as repercussões para o serviço social
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.18965Palavras-chave:
Tecnologias da informação e comunicação, Trabalho profissional, Serviço social, Seguridade socialResumo
A crise econômica do capital associa-se à recente crise sanitária do Corona Vírus Disease (covid-19), que imprimiu a prerrogativa de distanciamento social para redução da disseminação do novo coronavírus, reorganizando processos de trabalho intermediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Refletir sobre estes processos de trabalho intermediados pelo uso das TICs na Seguridade Social é o objetivo deste artigo. Em termos metodológicos o estudo qualitativo tem embasamento teórico na perspectiva materialista histórico-dialético e na pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o contexto da pandemia acelerou a implementação de processos de trabalho intermediados por TICs na Seguridade Social e associado a onda longa de reestruturação produtiva conforma uma nova morfologia ao trabalho, a qual inserem-se assistentes sociais. Tais dilemas radicalizam-se devido às particularidades da formação sócio-histórica e à agenda governamental da extrema direita, situação que exige a organização coletiva e luta contra-hegemônica da classe trabalhadora.
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