“Santas e Estilosas”: o consumo de moda gospel por mulheres pentecostais

Autores

  • Hortência Cruz de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Laura Susana Duque-Arrazola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Alice Vasconcelos Rocha Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Moda-Vestuário, Mulheres Pentecostais, Práticas de Consumo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apreender os significados do consumo de moda-vestuário gospel para as mulheres da Assembleia de Deus. O estudo foi realizado em duas igrejas da Assembleia de Deus, localizadas na Região Metropolitana do Recife-PE. Para tanto, fundamentou-se na abordagem qualitativa e foram utilizadas como técnicas para coleta de dados entrevistas semiestruturadas somadas à observação (participante). A apreciação destes foi feita por meio da Análise de Discurso, após a transcrição e devida sistematização das entrevistas e registros do caderno de campo. Os resultados apontaram que o consumo de moda-vestuário pelas assembleianas tem causado uma nova relação de hibridização do ethos da mulher assembleiana e da cultura fast-fashion, que busca o consumo efêmero e da constante novidade. Conclui-se que as assembleianas ao consumirem a moda gospel, significam-na como diferenciação das mulheres “do mundo” associado à uma modernização no vestir, em uma apodítica exposição da beleza de uma mulher “crente”.

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Biografia do Autor

Hortência Cruz de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Mestra em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bacharela em Economia Doméstica Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do curso de Economia Doméstica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Laura Susana Duque-Arrazola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Sociologia pela Pontificia Universidad Javeriana (JAVERIANA). Professora do Departamento. de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University for the Creative Arts / University of Kent. Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estilista de Moda em Confecção Industrial pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT). Bacharela em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2018-05-11

Como Citar

Albuquerque, H. C. de, Duque-Arrazola, L. S., & Rocha, M. A. V. (2018). “Santas e Estilosas”: o consumo de moda gospel por mulheres pentecostais. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(2), 316–331. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3757

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