Silhuetas e corpos na maturidade: como vesti-los?
Resumo
O presente trabalho discute e analisa a variação do corpo feminino tomando porbase as mensurações corporais obtidas com uma amostra de 25 consumidoras madurascom idade igual ou superior aos 50 anos. Para tanto, considera-se as variações do corpohumano assim como o sexo, a idade, o processo de envelhecimento e as preferências deconsumo de produtos de moda-vestuário. Dentre os resultados, destaca-se a dificuldadeem enquadrar essas mulheres no padrão de tamanhos existentes no mercado. Nestesentido, percebe-se que a segmentação de mercado atual existente ainda é inconsistenteno atendimento das necessidades do crescente grupo de consumidoras maduras.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Orientações para medidas do vestuário: Norma NBR 13.377. Disponível em: <http://www.uniforme.com.br/medidas.html >. Acesso em: 01 Jun 2010.
BATISTA, Maria Célia Padula; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Consumo e Estilo de Vida de Mulheres Maduras: reflexões por meio das roupas. XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica, VIII Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica e I Encontro Intercontinental de Economia Doméstica. UFC/ABED: Fortaleza, 2009.
BRANDÃO, Gil. Aprenda a Costurar. Rio de Janeiro: Ediouro, 1976.
BOUERI, José Jorge. Sob Medida: antropometria, projeto e modelagem. In: Design De Moda: Olhares Diversos. São Paulo: Estação das Letras, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 4ª ed. São Paulo: Makron books, 1993.
CUNHA, Fernanda Pinto dos Santos. A gravidez da adolescente. - Lisboa: Direcção- Geral da Saúde, 2005.
FORMIGA, Simone. O design do corpo como determinante da identidade feminina. In: II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais, 2003, Florianópolis. II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais. Identidade, diferença, mediações, 2003.
GRAVE, Maria de Fátima. A Modelagem sob a Ótica da Ergonomia. São Paulo: Zennex, 2004.
HEINRICH, Daiane Pletsch; CARVALHO, Miguel Ângelo Fernandes; BARROSO, Mônica Frias da Costa Paz. Ergonomia e Antropometria aplicadas ao vestuário – discussão analítica acerca dos impactos sobre o conforto e a qualidade dos
produtos. Disponível em: < http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02_auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/A6008.pdf> Acesso em: 07 Ago 2011.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2005.
LIMA, Paula Garcia. Moda, necessidade e consumo. Disponível em:<http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02_auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/A6037.pdf> . Acesso em: 29 Jan 2010.
MENEGUCCI, Franciele; FILHO, Abílio Garcia Santos. Proteção e conforto: a relação entre os tecidos e o design ergonômico do vestuário para idosos. In: Anais eletrônicos do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Disponível em: <http://blogs.anhembi.br/congressodesign/anais/artigos/69803.pdf> Acesso em: 01 Ago 2011.
MORAES, Anamaria de; MONT’ALVÃO, Claudia. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
NASRI, Fabio. Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento: O envelhecimento populacional no Brasil. Disponível em:<http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/833-Einstein%20Suplemento%20v6n1%20pS4-6.pdf>. Acesso: 09 Out 2009.
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Contribuição ao Desenvolvimento de uma Metodologia para a Caracterização do Comportamento do Consumidor da Indústria do Vestuário: Uma Abordagem Segundo Maslow. 1999. Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, 1999.
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Study of Consumer Clothing Behaviour and its Relevance to Successful Fashion Product Development. PhD thesis in Fashion Design. University College for the Creative Arts/University of Kent, United Kingdom, 2007.
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos, HAMMOND, Lynne, AWKINS, David. Age, Gender and National Factors in Fashion Consumption. Journal of Fashion Marketing and Management, Volume 9, Issue 4, 2005, pp. 380-390.
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos, HAMMOND, Lynne, AWKINS, David. Os Indicadores do Consumo de Moda-Vestuário: compreendendo preferências por meio da roupa predileta. Oikos (Viçosa, MG), v.20, p.57 - 76, 2009.
SAMPAIO, Jáder dos Reis. O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. In: R.Adm., São Paulo, v.44, n.1, p.5-16, jan./fev./mar.
2009.
SANTOS, Cristiane de Souza dos. O Corpo. In: SABRA, Flávio. Modelagem – Tecnologia em Produção de Vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
SILVEIRA, Dierci. Programa de Ergonomia nas Organizações: reflexões e estratégia para implementação. Rio de Janeiro: CAPES/FAPERJ, 2004.
SILVEIRA, Icléia. Usabilidade do Vestuário: Fatores Técnicos/Funcionais In: Modapalavra e- periódico, Ano 1, n.1, jan-jul, 2008, pp. 21-39.
STEPHENS, D. & HEIL, G. Maslow on Management: Maslow, Abraham, with Contributions and Commentary. New York: John Wiley & Sons, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98