Juventude, identidade, educação e práticas de consumo pelos jovens
Resumo
O presente estudo resulta de pesquisa de mestrado desenvolvida com jovens de baixa renda que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil Público, em Instituição de Ensino Superior – IES, localizada na Região Metropolitana do Recife – PE. A pesquisa, de natureza qualitativa e não probabilística, foi realizada por meio da aplicação de roteiro de entrevista, questionário socioeconômico e técnicas de grupo focal, tendo como objetivo analisar as relações sobre sociedade de consumo e juventude, com ênfase para questões relativas à juventude e identidade. As análises dos resultados comprovaram a importância e o papel significativo do consumo na vida em sociedade. Os dados apontaram, ainda que, os jovens estudantes e trabalhadores pertencentes às classes econômicas menos favorecidas, ao buscarem a aquisição de bens e serviços, visam assegurar suas identidades e afiliação a diferentes grupos sociais.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BLACKWELL, R.; ENGEL, J.; MINIARD, P. Comportamento do Consumidor. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
BORDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme F. Teixeira. 1 ed. - São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
_______, A juventude é apenas uma palavra."Questões de sociologia” Extraído de: BOURDIEU, Pierre. 1983. Rio de Janeiro: Marco Zero. p.112-121, 1983.
DIAS, Cláudia A. 2000. GRUPO FOCAL: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. In: Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783. v.10 n.2 2000. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/330>. Acesso em: 29 nov. 2015.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. Tradução de Júlio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
HOLBROOK, B.; HIRSCHMAN, E. The Experiential Aspects of Consumption: Consumer Fantasies, Feelings, and Fun. In: Journal of Consumer Research.p.132-140. 09 September, 1982. Disponível em: < http://jcr.oxfordjournals.org/ content/9/2/ 132>. September, 1982. Acesso em: 21 jan.2015.
LIPOVETSKY, G.A Felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Tradução Maria Lucia Machado, São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
_______, O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas Ttradução Maria Lucia Machado, São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MACHADO, M. Viva o lado Coca-cola da vida: estudo de recepção do discurso de politização da marca entre jovens consumidores. V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo 15, 16 e 17 de setembro de 2010 - Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: <http://www.estudosdoconsumo.com.br/ artigosdoenec/6.1.5-Machado-Viva_o_lado_Coca-cola_da_Vida.pdf>. Acesso em: maio, 2015.
MORGAN, D. Focus group as qualitative research. London: Sage Publications, 1997. (Qualitative Research Methods Series, 16). Disponível em: <https://us.sagepub.com/en-us/sam/focus-groups-as-qualitative-research/book6162>. Acesso em:14 nov. 2015
REZENDE, Claudia B.; COELHO, Maria C. Antropologia das emoções / Claudia Barcellos Rezende, Maria Claudia Coelho. - Rio de Janeiro: Editora FGV; 2010. 136 p. (Coleção FGV de bolso. Série Sociedade & Cultura)
SENNETT, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo.13 ed. Tradução Marcos Santarrita. - Rio de Janeiro: Record, 2008.
SIMMEL, G. Filosofia da Moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto & Grafia Lda, 2008.
SOUZA, J. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2010.
VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa: um estudo econômico das instituições. Tradução de Olívia Krãenbühl. - 3 ed. – São Paulo: Novas Culturas, 1988.
WELLER, W. A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sociológica. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. In: Revista Sociedade e Estado. v. 25. n. 2 Maio/Agosto 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200002>. Acesso: 21 Jan.2015.
WILKINSON, S. Pesquisa de grupo focal. In: D. Silverman (ed.), Pesquisa qualitativa: Teoria, método e prática. Wilkinson, Housand Oaks, CA: Sálvia. (2004).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98