Juventude, identidade, educação e práticas de consumo pelos jovens

Autores

  • Cícero Jose Tomaz
  • Maria Alice Vasconcelos Rocha Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Raquel de Aragão Uchôa Fernandes Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O presente estudo resulta de pesquisa de mestrado desenvolvida com jovens de baixa renda que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil Público, em Instituição de Ensino Superior – IES, localizada na Região Metropolitana do Recife – PE. A pesquisa, de natureza qualitativa e não probabilística, foi realizada por meio da aplicação de roteiro de entrevista, questionário socioeconômico e técnicas de grupo focal, tendo como objetivo analisar as relações sobre sociedade de consumo e juventude, com ênfase para questões relativas à juventude e identidade. As análises dos resultados comprovaram a importância e o papel significativo do consumo na vida em sociedade. Os dados apontaram, ainda que, os jovens estudantes e trabalhadores pertencentes às classes econômicas menos favorecidas, ao buscarem a aquisição de bens e serviços, visam assegurar suas identidades e afiliação a diferentes grupos sociais.

 

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Biografia do Autor

Cícero Jose Tomaz

Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Pós Graduação (Lato Sensu), em Administração de Recursos Humanos pela UPE - Universidade de Pernambuco (1985). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984). Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984). Professor universitário e orientador nos cursos de Graduação e Pós-graduação das faculdades FADEPE, FACIPE, ESUDA e ESURP em Recife, PE. Sólida vivência em ambientes corporativos, ocupou cargos técnicos e gerenciais em grupos empresariais como Alcoa, Santista e White Martins. Consultor em Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa.

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco

PProfa. Dra. Docente no Programa de Pós Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Raquel de Aragão Uchôa Fernandes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Extensão Rural pela mesma Universidade (2007) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Faz parte da coordenação do Observatório da Família . É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, é professora do mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social e professora do módulo "Família, Infância e Comunidade" no projeto Escola de Conselhos e professora desta temática no curso de especialização em direitos da Criança e Adolescentes para Conselheiros Tutelares e de Direitos. Entre as áreas temáticas de interesse estão: Economia Doméstica; Policitas Sociais; Família; Gênero e Geração; Trabalho; Direitos Humanos; Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes; Segurança Alimentar e Nutricional.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Tomaz, C. J., Rocha, M. A. V., & Fernandes, R. de A. U. (2017). Juventude, identidade, educação e práticas de consumo pelos jovens. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(1), 61–78. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3749

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