Sociedade de risco e a violência

reflexões sobre as práticas de consumo de adolescentes em cumprimento de semiliberdade

Palavras-chave: Sociedade de Consumo, Cotidiano, Juventude, Classe Social, Desenvolvimento Social, Medida Socioeducativa.

Resumo

A sociedade tem assumido expressão de Sociedade de Risco a partir do foco no consumo, de modo que o presente artigo pretende desenvolver uma análise para situar a Sociedade de Risco e a violência como fenômeno na adolescência com base nos reflexos da Sociedade de Consumo, com destaque para a adolescência em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. Trata-se de um recorte de pesquisa desenvolvida no mestrado. Possui abordagem qualitativa que como técnica de coleta de dados utilizou-se da entrevista com aplicação de roteiro semiestruturado, realizadas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. Posteriormente, a análise dos dados foi realizada com base nas referências levantadas e na Análise de Discurso. Como resultado surgiu que as práticas de consumo acabam por ser hierarquizadas e estereotipadas pela sociedade, no sentido de segregação deste jovem. De modo que, o que caracterizará de fato esse adolescente é a sua falta de habilidade de mobilizar as instituições de proteção, promoção e garantia de direitos, tais como família, Estado e sociedade. Portanto, a utilização de marcas específicas revela não apenas a dimensão simbólica do consumir pautado pelos adolescentes, imbricado de questões de pertencimento e violência, mas perpassa sobretudo, pela condição de classe social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Karla da Silva Marinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social; Departamento de Ciências do Consumo.
Raquel de Aragão Uchôa Fernandes, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social; Departamento de Ciências do Consumo.
Laura Susana Duque-Arrazola, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social; Departamento de Ciências do Consumo.
Publicado
2020-06-03
Como Citar
Marinho, P. K. da S., Fernandes, R. de A. U., & Duque-Arrazola, L. S. (2020). Sociedade de risco e a violência: reflexões sobre as práticas de consumo de adolescentes em cumprimento de semiliberdade. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 31(1), 119-142. https://doi.org/10.31423/oikos.v31i1.9000