Práticas de consumo de filiados/as a partidos de esquerda (Recife/PE)
Palavras-chave:
Identidade político-partidária, Consumo, Consumo políticoResumo
Este trabalho volta-se à investigação sobre trajetória de filiação político-partidária e consumo, a partir de filiados/as ao Partido dos Trabalhadores e ao Partido Socialismo e Liberdade (Recife/PE), aqui considerados de esquerda. Os/As partidários/as foram ouvidos/as por meio de entrevistas em profundidade, entre novembro/2015 e janeiro/2016. Hesitações e pausas foram consideradas produtoras de sentido, sobretudo em momentos cujas temáticas pareciam não fazer parte das reflexões cotidianas dos filiados/as, a exemplo das definições ou conceituações sobre o consumo. Dentre os resultados encontrados, o vestuário foi um dos principais itens de consumo que comunica “militância”, embora também se expressem por meio de rejeições a produtos de publicidade de cunho machista ou de produtos transgênicos. É válido frisar que tais orientações foram mais vinculadas à participação em movimentos sociais do que a participação partidária em si, e parece que o consumo ainda é uma pauta de discussão desafiadora aos partidos estudados.
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