The Age of Personal Marketing:
How Social Media Shapes the Perception of Value at Work
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i3.18744Keywords:
Social media, Work, Marketing, ValuationAbstract
This article consecrates discussions about the impacts of social networks on the perception of individual value in the work environment, a metamorphosis characteristic of the scenario of the era of personal marketing (selling yourself). Drawing parallels in the new organization based on the unification between personal and work spheres, especially in the face of leisure time, a problem facilitated by social networks. The study is exploratory with an extensive bibliographical base for the somatics of varied perceptions and a specifically qualitative content. It includes the visualization of various problems and associated potentialities, such as aspects of mental health, appreciation imposed on different types of work and precariousness. It emerges in the prerogative of personal marketing as an essential tool for professionals to navigate this digitalized environment. It is concluded that an ethical and balanced approach to the use of social networks, combined with effective personal marketing strategies, is fundamental to promoting a fairer, more inclusive and sustainable work environment in the digital age.
Downloads
References
ALMEIDA, Aline de Carvalho (2020). Sou uma fraude (?): explicando a síndrome do impostor. (Tese de Doutorado) Universidade Federal da Paraíba; João Pessoa, Paraíba, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20341 Acesso em: 14 fev 2024
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BARROS, Betyane Soares de. Saúde Mental do Professor: uma questão de sobrevivência profissional. Goiânia: Editora Philos, 2019
BORDIN, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
BRITTOS, Valério C.; GASTALDO, Édison. Mídia, poder e controle social. Alceu, v. 7, n. 13, p. 121-133, 2006.
CAMPELLO, Cynthia; VERBICARO, Dennis; MARANHÃO, Ney. OS LIMITES DO PODER DIRETIVO PATRONAL NO USO DE REDES SOCIAIS PELOS TRABALHADORES. In: DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS: ESTUDO EM HOMENAGEM À PROFESSORA ROSITA DE NAZARÉ SIDRIM NASSAR. – São Paulo: LTr, 2021. Página 26 a 36.
DE CAVALCANTI MELLO, Gustavo Moura. Nas entranhas do capital: sobre o moderno barbarismo. Revista Estudos do Sul Global, v. 2, n. 2, 2023.
DE OLIVEIRA, Aldení Ramos et al. Síndrome de Burnout e Síndrome do Impostor: um estudo correlacional. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e34710313344-e34710313344, 2021.
ELIAS, Marisa Aparecida; NAVARRO, Vera Lúcia. Profissão docente no ensino superior privado: o difícil equilíbrio de quem vive na corda bamba. Cadernos de psicologia social do trabalho, v.22, n.1, p.49-63, 2019.
FUCHS, Christian. Culture and economy in the age of social media. New York: Routledge, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, Jacob Carlos; CONSERVA, Marinalva de Sousa. REDES SOCIAIS E MERCADO DE TRABALHO: entre o formal e o informal. Política & Trabalho: revista de ciências sociais, [S. l.], v. 24, n. 24, p. 73–98, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/6602. Acesso em: 29 abr. 2024.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007.
LOPES, Maria Gracileide Alberto; VALLINA, Kátia.; SASSAKI, Yoshiko. A mercantilização do ensino superior no contexto atual: considerações para o debate. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v.6, n.2, p.29-44, fev. 2018.
LUCENA, Marisa. Diretrizes para a capacitação do professor na área de tecnologia educacional: critérios para a avaliação de software educacional. Rio de Janeiro: PUC, 1998. Disponível em: <http://www.inf.pucrs.br/~marciabc/20072/infoesp/apoio/formacaoprofs_avaliacaoSW.pdf> Acesso em: 20 Set 2023.
MARX, Karl. Trabalho estranhado e propriedade privada. In: MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013
MELO, Joana Darc. Home Office é responsável pelo aumento de adoecimento no mundo do trabalho. Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União - Fenajufe, 2020. Disponível em: https://www.fenajufe.org.br/. Acesso em: 18 março 2024
NUNES, Rodolfo Francisco Soares. A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E A QUESTÃO SOCIAL NO SÉCULO XXI: A LUTA DE CLASSES E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Narrativas em foco: estudos interdisciplinares em humanidades-Volume 3, 2024.
OLIVEIRA, Amanda da Silva Dias; PEREIRA, Maristela de Souza; LIMA, Luana Mundim de. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v.21, n.3, p.609-619, set./dez. 2017.
PLATÃO. A República de Platão. Obras I. Volume II. Livro VII. Tradução de J. GUINSBURG. 2°reimpressão. SAO PAULO: Perspectiva, 2018.
RODRIGUES, Andrea Carla; QUADROS, João Roberto de Toledo. A Percepção de Formandos de um Curso Técnico de Informática e sua Importância para Inserção no Mundo Profissional de Computação. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 16, n. 1, p. 92-108, 2023.
ROLNIK, Sueli. Esferas da insurreição Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 Editora, 2018.
SANTOS, Mayara da Silva. Influenciadores digitais: os desafios éticos da publicidade no Instagram. 2023.
SKANSI, Sandro. Introdução ao aprendizado profundo: do cálculo lógico à Inteligência Artificial. Nova York: Springer, 2018.
The Matrix (Matrix), Direção e roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, produção Joel Silver, Distribuição: Warner Bros. EUA, 1999.
ZANCHIN, Anderson Adalto. A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO MARKETING PESSOAL. REVISTA ESAMC EDIÇÃO Nº 01, p. 3. São Paulo: Campinas, 2023.
YAO, Mariya, ZHOU, Adelyn, JIA, Marlene. Inteligência Artificial Aplicada: Um Manual para Líderes Empresariais. Nova York: Topbots Inc., 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Oikos: Família e Sociedade em Debate

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98