“Somos todos iguais, temos todos os mesmos direitos”: o que os alunos pensam sobre as ações sociais escolares
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v30i2.3808Keywords:
Ações Sociais Escolares, Crianças, AdolescentesAbstract
Esse trabalho é oriundo de uma pesquisa que busca conhecer a importância das Ações Sociais Escolares para crianças e adolescentes efetivados a partir da escola, na perspectiva dos técnicos, das famílias, professores e especialmente das crianças e adolescentes, no Brasil e em Portugal. Utilizamos metodologias qualitativas com levantamento documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com os técnicos da segurança social e com os alunos. Nesse artigo, apresentamos um painel geral e exploratório das falas das crianças sobre essas ações em Braga, Portugal. A análise dos dados recolhidos tem demonstrado a importância das Ações, além do Abono Família para as crianças e suas famílias. Notamos, nas falas dos alunos, a inexistência de mal-estar por receber tais benefícios. Entretanto, conversando com a professora e a equipe do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família mencionaram-se situações que sinalizariam um desconforto dos beneficiários, como, a recusa do complemento alimentar por alguns alunos carenciados. Não buscamos analisar os indicadores de pobreza em si, mas perceber com as crianças e adolescentes participantes dos programas, os significados e sentidos destes em suas condições de vida, na escola e fora dela, por entendermos que estes sujeitos devem ser considerados no desenho destas políticas
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98