O plano nacional de educação brasileiro e os direitos das pessoas idosas: consonâncias e dissonâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.15247

Palavras-chave:

Educação, Idadismo, Envelhecimento, Políticas Públicas

Resumo

A longevidade populacional já é uma realidade no Brasil. A educação, é um direito Constitucional e, portanto, deve estar disponível para todas as pessoas, independentemente da idade. Assim, o objetivo desse estudo é comparar as proposições dos Planos Nacionais de Educação (PNE), com a Política Nacional da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa Idosa buscando as menções sobre educação para as pessoas idosas em cada um desses documentos a fim de avaliar seus consensos e dissensos. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo a partir do software IRAMUTEQ. Partindo-se do PNE como documento norteador desse estudo, obteve-se dissensos nas classes 4 (FORMAS DE ACESSO) e na classe 5 (CULTURA). O consenso entre os documentos foi encontrado na classe 3 (EDUCAÇÃO ESPECIAL). A pesquisa apresenta evidência acerca da necessidade de alinhamento das políticas de educação brasileira para garantir o direito à dignidade do envelhecer.

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Biografia do Autor

Maíra Rocha Santos, Universidade de Brasília

Doutoranda e mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na linha de Políticas Públicas na Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Marketing Cadeia de Valor e Comunicação e Semiótica. Possui graduação em Jornalismo (2008) e graduação em Relações Públicas (2005). É professora colaboradora da Universidade de Brasília - UnB (2017-) e professora do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) (2021-). Foi Gerente de Comunicação no edital da Petrobras Socioambiental, realização do Instituto Perene, do Projeto Fogão do Mar(2020-2021). Trabalhou como Assessora de Comunicação na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Finatec (2018/2020). Foi Procuradora Institucional do Centro Universitário de Brasília UniCEUB conduzindo e apoiando os processos Avaliativos e Regulatórios da Instituição (2015/2017). Foi Membro da CPA - Comissão Própria de Avaliação (UniCEUB)(2015/2017). Tem experiência na área de Educação presencial e EAD. Mais de 15 anos trabalhando com Assessoria de Comunicação e Marketing Estratégico em instituições de ensino, fundações e Institutos. Atualmente é vice presidente de AJICEDE- Asociación de Jóvenes Investigadores en Ciencias Económicas y Dirección de Empresas (http://www.ajicede.com). Co-Criadora da Plataforma TEMAC- Teoria do Enfoque Metaanalítico Consolidado, para estudos de bibliometria (www.pesquisatemac.com) Atua como docente ministrando nos cursos de Administração, Agronegócio, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Envelhecimento Populacional, Metodologias Ativas, Comunicação e Mídia, Comunicação Organizacional, Marketing e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Leides Barroso Azevedo Moura, Universidade de Brasília - Unb

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), licença registrada (RN) pelo New York Board of Education-USA (2000-2022). Post Doutoral Study at University College London (2014), Post Doctoral study at the Office of Global Health Education at Weil Cornell Medical College (2018). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos (2001). Enfermeira de Saúde Pública do Departamento de Saúde de Nova York por seis anos. Professora Associada da Universidade de Brasília. Licença internacional de Consultora em Lactação Humana (International Board of Lactation Consultant- 2005). Orienta e co-orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação cientifica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Saúde e Desenvolvimento, Território e Determinantes Sociais, Políticas Públicas e Ação Pública, Violências no Curso da Vida, Educação e Desigualdades, Segurança Alimentar e Nutricional, Envelhecimento e Qualidade de Vida, Isolamento Social e Solidão da Pessoa Idosa, Ageismo, Cidade Amiga da Pessoa Idosa, Desenvolvimento de Serious Games e Aplicativos.

 

Marília Miranda Forte Gomes, Universidade de Brasília - Unb

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília - UnB (2005). Mestre (2008) e Doutora (2011) em Demografia pelo programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional ? Cedeplar/FACE/UFMG. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB), Professora Colaboradora da Especialização em Engenharia Clínica, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação internacional. Atualmente é coordenadora do PPG em Engenharia Biomédica. Áreas de interesse: Probabilidade e Estatística, Estatística Aplicada, Métodos Quantitativos Aplicados às Engenharias, Ciências Contábeis e Atuariais/Administração/Ciências Sociais/Relações Internacionais/Saúde/Ciências biológicas, População e saúde, Técnicas de Análise Demográfica, Envelhecimento, Projeções de População, Mortalidade e Previdência. 

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

Maíra Rocha Santos, Leides Barroso Azevedo Moura, & Marília Miranda Forte Gomes. (2025). O plano nacional de educação brasileiro e os direitos das pessoas idosas: consonâncias e dissonâncias . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 36(1). https://doi.org/10.31423/oikos.v36i1.15247