Educação nutricional de pré-escolares – um estudo de caso

Autores/as

  • Maria Nilka Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Thereza Maria Tavares Sampaio Universidade Federal do Ceará
  • Eveline Alencar Costa Universidade Federal do Ceará

Resumen

  1. RESUMO

 

Este estudo objetivou desenvolver a educação alimentar e nutricional com crianças em uma pré-escola e suas famílias. Utilizou-se o método de estudo de caso único (exploratório/holístico). Os dados foram coletados qualitativamente por observação participativa, registrando-se falas, acontecimentos, comportamentos das crianças durante o lanche e atividades na escola, relatos dos seus pais ou responsáveis, sobre o consumo de alimentos em suas residências. Foram sistematizados, analisados, procurando-se tendências, variações nas informações para diagnosticar a aceitação/rejeição dos lanches, e orientar as próximas atividades. As crianças relataram fatos ocorridos na escola e em suas residências relacionados ao aumento no consumo de vegetais, e às mudanças nos seus hábitos nutricionais e de seus pais. A educação nutricional realizada com pré-escolares pode influenciar positivamente a escolha e consumo de alimentos saudáveis. As atividades lúdico-educativas contribuíram para as mudanças nos hábitos alimentares das crianças.

Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional; Hábitos alimentares; Pré-escolar.

 

  1. 2. ABSTRACT

 

This study aimed at developing food and nutrition education with preschoolers and their families. It was utilized the method of single case study (exploratory / holistic). The data were collected qualitatively by participant observation, recording speeches, events and behaviors of children during snack and other school activities. There were also included reports of their parents or guardians about the consumption of food in their residences. The data were systematized, analyzed, searching for trends and changes in information to diagnose the acceptance or rejection of snacks and guide future activities. Children reported events in school and in their homes related to the increase in vegetable intake and changes in their eating habits and their parents. Education nutritional performed with preschoolers can positively influence the choice and consumption of healthy foods. Recreational and educational activities contributed to changes in children's eating habits.

Keywords: Food and Nutrition Education; Food Habits; Preschool.

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Biografía del autor/a

Maria Nilka Oliveira, Universidade Federal do Ceará

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Thereza Maria Tavares Sampaio, Universidade Federal do Ceará

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Eveline Alencar Costa, Universidade Federal do Ceará

CURSO DE GASTRONOMIA

INSTITUTO DE CULTURA E ARTE

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Publicado

2014-07-31

Cómo citar

Oliveira, M. N., Sampaio, T. M. T., & Costa, E. A. (2014). Educação nutricional de pré-escolares – um estudo de caso. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 25(1), 093–113. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3690

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