INTERFERÊNCIA DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA FACE DE UM CABEÇOTE DE MOTOR AUTOMOTIVO EM SUA QUALIDADE SUPERFICIAL

Lucas Benini, Guilherme Cola Ramos Rossi, Charles Luiz da Silva

Resumo


Cabeçotes de motores de combustão interna são um dos componentes sob maiores condições de desgaste do sistema de geração de força dos veículos automotores. Com isso, torna-se pertinente o estudo das técnicas utilizadas para a recuperação das dimensões adequadas para o seu perfeito funcionamento. Este trabalho visa analisar a qualidade da superfície gerada na face inferior de um cabeçote de liga de alumínio, após os processos de preenchimento por operações de soldagem em regiões que sofreram desgaste e subsequente processo de usinagem de aplainamento. Foram realizadas medições de rugosidade, de dureza e de metalografia nas regiões não preenchidas e preenchidas pelo processo de soldagem TIG e posteriormente aplainadas. Verificou-se que a presença de metal de adição não afeta o acabamento da superfície usinada e que as regiões que receberam preenchimento apresentaram maior ductilidade e defeitos de porosidade. Com isso, o componente pode se tornar mais suscetível a desgastes nas regiões com preenchimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0367-0378

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 The Journal of Engineering and Exact Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

eISSN 2527-1075 - The Journal of Engineering and Exact Sciences - jCEC

revistareq2@gmail.com

Av. P. H. Rolfs, s/n Departamento de Química/UFV

36570-900 Viçosa-MG/Brazil

https://periodicos.ufv.br/ojs/jcec

Template:
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/template_req2.docx
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/template_req2.pdf
Cover Page for Authors Form: 
https://periodicos.ufv.br/ojs/public/journals/7/files/0_cover.docx

 

Flag Counter