HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0160-0174

Palavras-chave:

Movimentos sociais. Questão negra. Política. Educação. Ação.

Resumo

RESUMO. O objetivo deste artigo é discutir o caso de dessegregação racial educacional acontecido na capital do Arkansas, Little Rock, nos Estados Unidos da América, em 4 de setembro de 1957. Para iluminar o contexto social e político das discussões sobre o polêmico caso, retomamos o controverso ensaio de Hannah Arendt publicado em 1959, intitulado Reflexões sobre Little Rock. Contamos, brevemente, a luta dos movimentos sociais norte-americanos ligados à questão negra até o caso Little Rock. Apresentamos variadas relações entre o caso Little Rock e algumas categorias do pensamento arendtiano como igualdade de direitos, mundo comum, responsabilidade, ação, discurso, visibilidade e crise do mundo moderno. Esclarecemos que o mundo comum é uma história comum tecida como resultado da ação e do discurso, em que os agentes se revelam pela palavra, pela voz e pelo gesto. Por fim, evidenciamos que duas mulheres foram escolhidas para narrar Little Rock: Elizabeth Eckford, a estudante de 15 anos que foi hostilizada publicamente e teve seu gesto imortalizado numa fotografia; e outra, Hannah Arendt. A imagem de Eckford foi republicada em diversos jornais, foi vista por Hannah Arendt que reconheceu Little Rock como um caso emblemático para a política e escreveu seu artigo.  

 

ABSTRACT. The purpose of this article is to discuss the case of educational racial desegregation that took place in Arkansas, Little Rock, United States of America, on September 4, 1957. To illuminate the social and political context of the controversial case, we resume the controversial essay by Hannah Arendt published in 1959, entitled Reflections on Little Rock. We briefly recount the struggle of the American social movements linked to the black issue until the Little Rock case. We present various relationships between the Little Rock affair and some categories of Arendtian thought as equal rights, common world, responsibility, action, discourse, visibility and crisis of the modern world. We clarify that the common world is a common history woven as a result of action and discourse, in which agents are revealed by word, voice and gesture. Finally, we note that two women were chosen to narrate Little Rock: Elizabeth Eckford, the 15-year-old student who was publicly harassed and had her gesture immortalized in a photograph; and another, Hannah Arendt. The Eckford’s image was republished in several newspapers, was seen by Hannah Arendt who recognized Little Rock as an emblematic case for politics and wrote her article.

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Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor titular de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

Amauri Carlos Ferreira, PUC-Minas

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).Pós doutorado em Educação pela UFMG(2009). Atualmente é adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor nos cursos de Filosofia e Pedagogia, como também nos programas de pós graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática .Tem experiência na área de Filosofia e Educação. Seus principais temais de pesquisa : Imaginário, ética, política da diversidade e da inclusão

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

Briskievicz, D. A., & Ferreira, A. C. (2019). HANNAH ARENDT E A QUESTÃO NEGRA NA DESSEGREGAÇÃO DA ESCOLA DE LITTLE ROCK, 1957. REVES - Revista Relações Sociais, 2(2), 0160–0174. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0160-0174

Edição

Seção

Educação