Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • The submission has not been previously published, nor is it presented to another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in the PDF document file format, following the REVES template.
  • A list of ad-hoc reviewers must be suggested by the authors in a different PDF file, containing at least three names (full name, e-mail address, affiliation and area of expertise (if possible). It is recommended that this list does not contain names of ad-hoc reviewers that are already enrolled with the REVES.
  • The identification of authorship of any paper must be removed from the Word file and the option "Properties in Word", thereby ensuring the confidentiality of the journal. The text meets the formatting standards of the journal cited in “Guidelines for authors” in the “About” section.
  • A version of the manuscript, edited in the DOCX format must be included as a supplementary document.
  • The COVER PAGE FOR AUTHORS FORM in the scanned format must be included as a supplementary document.
  • If the article is accepted for publication, the authors acknowledge that they must pay the corresponding publication fee, defined by the Editorial Team.
  • I read all the previous items and I agree with them.

Diretrizes para Autores

A intenção do template é padronizar a formatação dos artigos encaminhados à REVES - Revista Relações Sociais, com vistas a melhorar a qualidade dos trabalhos, buscando a excelência na publicação científica. Assim, tais padrões estão adequados às revistas e aos critérios de indexação da base SciELO (Scientific Electronic Library Online). Este plano de ação tem como objetivos principais: a) Facilitar a correção dos textos; b) Auxiliar o autor no processo de formatação; c) Adequação da periodicidade das publicações aos critérios SciELO; d) Fortalecer o Comitê Editorial da REVES - Revista Relações Sociais; e) Padronizar o estilo e layout da revista (diagramação e conteúdo, capa e sumário).

Para atender o objetivo de padronização de estilo e layout, apresenta-se neste documento o modelo de formatação de artigo científico criado para o programa Microsoft Word. Portanto, os artigos prontos devem ser submetidos utilizando o padrão descrito neste documento. As normas de publicação da REVES, disponíveis no site, estão embutidas nos formatos apresentados neste modelo. Vale lembrar que os artigos serão submetidos à avaliação dos membros da Comissão Científica da revista e de pareceristas ad hoc. Se necessário, os artigos serão encaminhados novamente aos autores para revisão. A versão final do artigo será disponibilizada no site da revista no formato Portable Document Format - PDF. A adoção de um modelo para os artigos possui benefícios que vão além da simplificação do trabalho dos autores. Uma vez que a equipe editorial da revista receba os artigos prontos, ou com baixos índices de inconformidades, reduz-se consideravelmente o prazo de editoração, permitindo adequar a periodicidade das edições aos padrões da base SciELO. 

ATENÇÃO:

1) O que vale para efeitos de identificação de autoria junto a CROSSREFF e cv lattes é que consta no item METADADOS. ou seja, aquilo que o autor que submeteu artigo (AUTOR DA SUBMISSÃO) registrou quando fez a submissão junto ao periódico.

2) Se o autor da submissão registrou apenas o nome de um AUTOR e o artigo for publicado, e na realidade o artigo é de autoria de 2 ou mais pesquisadores, quando os "autores" cujos nomes não foram incluídos no sistema, tentarem inserir no cv lattes o artigo, não terão êxito, pois o autor da submissão REGISTROU apenas um AUTOR. PORTANTO, É DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR DA SUBMISSÃO REGISTRAR TODOS OS AUTORES. 

3) Se o autor da submissão registrou, por exemplo um artigo com 3 autores e os registrou no sistema, MAS, o nome de um dos autores estiver incompleto, truncado, sem o devido acento, por exemplo, este autor em questão não conseguirá inserir no CV LATTES. Como dito, a responsabilidade é do autor da submissão.

4) Se os autores foram devidamente registrados, mas a ordem de autoria é diferente daquela que está no documento .docx ou pdf, VALERÁ O QUE ESTÁ NO SISTEMA.  Ou seja, o autor da submissão é responsável por registrar todos os autores, na mesma ordem que aparecem no texto e com os nomes completos corretamente digitados.

5) Cabe ao autor da submissão ficar atento ao seguinte:

Se um autor tem o nome "Fulano Beltrano de Ciclano", ele pode ser registrado no sistema OJS do periódico como:

a)

PRENOME: Fulano Beltrano

SOBRENOME: de Ciclano

ou ainda,

b)

PRENOME: Fulano Beltrano de

SOBRENOME: Ciclano

ou

c)

PRENOME: Fulano Beltrano

SOBRENOME: Beltrano de Ciclano

A maneira como se registra no item metadados , é como o nome aparecerá no DOI E, portanto nas buscas. Em qualquer caso, como o nome completo "prenome + sobrenome " está correto, o autor não terá problemas em registrar o artigo no DOI.

Assim, RECOMENDAMOS ler os documentos:

Importância da padronização dos nomes de autores nos periódicos para maior visibilidade:

http://www.periodicos.ufscar.br/noticias/importancia-da-padronizacao-dos-nomes-de-autores-nos-periodicos-para-maior-visibilidade

e

CNPq Alerta Para Citações em Currículo Lattes:

http://forl.org.br/Noticia/ViewNoticia/333

6) Se o autor da submissão necessita alterar ou incluir o nome de um ou mais autores, ele deverá acessar o sistema OJS do periódico, se logando com seu usuário e senha.

7) QUALQUER ALTERAÇÃO PODE SER EFETUADA APÓS O REGISTRO DO DOI E PUBLICAÇÃO DO ARTIGO.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.