Política de Retratação

O periódico assumiu o compromisso de garantir a integridade em todas as etapas do processo editorial, salvaguardando os seus envolvidos. Tal modo, em casos que envolvam suspeitas de má conduta, haverá uma investigação por parte do periódico com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético, com o escopo de que todas as dúvidas sejam dirimidas da melhor maneira possível. Caso haja alguma denúncia ou observação de má conduta cometida por qualquer parte dos envolvidos durante o processo editorial, iremos paralisar o referido processo para a devida investigação, mediante aviso prévio a todos os envolvidos. O processo de avaliação deverá somente será continuado se não for comprovada a má conduta.

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do/s autor/es. Quando a má conduta for efetivada por um ou mais dos editores este/s será afastado das suas atribuições no periódico. E se a má conduta for praticada por parecerista ad-hoc, este não prestará novas contribuições para o periódico, sendo desativada sua função de avaliador.

O periódico assume a responsabilidade de publicar correções, esclarecimentos, retratações, dentre outros esclarecimentos que se façam necessários. Logo, caso a má conduta seja identificada após a publicação de um artigo, pode ocorrer de este precisar ser atualizado com dados complementares, com correções, com retratações ou  com sua retirada integral. 

Com o objetivo de garantir aos nossos autores e leitores uma política ética e coerente com os princípios da ciência aberta, o Periódico  utiliza o CrossMark, uma iniciativa multi-editora da Crossref, que fornece uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo atualizado. Ao aplicar o logotipo do CrossMark nos metadados, o Periódico está se comprometendo a manter o conteúdo que publica e a alertar os leitores sobre as alterações quando elas ocorrerem. Com um clique, você pode ver se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retirado, e acessar metadados adicionais valiosos fornecidos pelo membro, como datas de publicação importantes (submissão, revisão, aceitação), IDs de ORCID dos autores, tipo de conteúdo, plágio, status de triagem e informações sobre financiamento, licença, revisão por pares e localização de dados de pesquisa.

Para efeitos de Crossmark, existem duas categorias de atualizações: pequenas e grandes alterações. Pequenas alterações incluem correção de formatação e ortografia para as quais não há mudanças substantivas que precise alertar o leitor, então o status da CrossMark é atual.  Mudanças significativas afetam o status da Crossmark do trabalho, logo, considera-se boa prática publicar um aviso de correção ou retratação (com seu próprio DOI) e não o colocar para trás do controle de acesso. Isso permite que os leitores sigam o link no botão Crossmark e encontrem mais detalhes sobre a atualização. Ambos os procedimentos geram a publicação de um novo documento, classificado como erratum ou retratação, que registra a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo fazendo sempre referência ao original.

No caso de errata, o periódico referencia ao documento que publicou o erratum. Quando se trata das retratações, o documento original é substituído por uma mensagem dizendo que ele foi retratado fazendo referência ao documento da retratação.

Informação e armazenamento dos dados de pesquisa 

Importa destacar que o periódico encoraja os seus autores a compartilhar todos os dados no manuscrito, publicando-os, quando disponível e autorizado, na integra, seguindo a mesma política de retratação mencionada se for o caso. Para garantir total transparência dos dados obtidos, o periódico exige que o/s autor/es declare/m que, para dados não disponibilizados ou depositados em repositórios públicos, estes deverão estar disponíveis mediante solicitação.