POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO

Autores

  • Rosimeri da Silva Pereira ROSIMERI DA SILVA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO rosimerisp@yahoo.com.br
  • Izoni Souza Trindade SECRETARIA MUNICIPAL DE HUMAITÁ/AM

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0101-0110

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação de professores, estágio probatório.

Resumo

O artigo trata do olhar docente sobre formação continuada vinculada ao processo de EstágioProbatório, tendo como referência o Programa de Formação de Profissionais da EducaçãoPública (PFPEP) instalado na rede estadual de ensino amazonense. O estudo se ampara nametodologia qualitativa tendo por base a observação de entrevistas desenvolvidas em 5 escolassediadas num dos municípios do Estado do Amazonas. A investigação apresenta como eixo oconjunto de legislação Estadual e Federal, as prerrogativas do Conselho Nacional de Educação,o Programa de Formação Continuada em curso e finalmente a percepção do professorado.Conclui-se que embora tal Política tenha como ponto de partida a ideologia da melhoria dequalidade do ensino por meio do monitoramento e formação dos profissionais da educação, hálimites em ralação ao curso de formação continuada em pauta bem como às condições objetivasde funcionamento das escolas públicas como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeri da Silva Pereira, ROSIMERI DA SILVA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO rosimerisp@yahoo.com.br

vinculada ao Departamento de Educação da faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro atuo nas seguintes áreas: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, POLITICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.

Referências

ALFERES, M. A. MAINARDES, J. A formação continuada de professores no Brasil. In Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação sediado na Universidade Estadual de Maringá entre os dias 26 e 27 de maio de 2011.
BRASIL. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. (CNE) Resolução, Nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em nível superior e para a Formação Continuada.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 8. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013.
FAVARO, N. A. L. F. G. TUMOLO, P. S. A relação entre Educação e Desenvolvimento Econômico no Capitalismo: Elementos para um debate. In Revista Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.557-571, abr.-jun., 2016.
GTPE/ADUFPA Seção Sindical, Texto de Apoio. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. In Anais - Caderno de textos do 35º Congresso do ANDES intitulado “Em defesa da Educação Pública Gratuita e dos Direitos dos Trabalhadores” - Curitiba, 25 a 30 de janeiro de 2116. p.100-104.
RODRIGUES, N. Estado, educação e desenvolvimento econômico. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados. 1982.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇAO (SEDUC). PROGRAMA DE ESTÁGIO PROBATÓRIO. Folder explicativo sobre o Programa de Formação em serviço. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/servicos/publicacoes/estagio-probatorio/
_______. Informações Gerais sobre o Programa de Formação em serviço. s/d. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/servicos/publicacoes/estagio-probatorio/
_______. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2012. Disciplina procedimentos e define critérios para a implementação do Processo de Avaliação de Desempenho dos Servidores da Carreira do Magistério em Estágio Probatório.
TORRES, Rosa Maria; CORULLÓN, Mónica. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, (2000).

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Pereira, R. da S., & Trindade, I. S. (2018). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM ESTAGIO PROBATÓRIO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0101–0110. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0101-0110

Edição

Seção

Diversos