LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE

Autores

  • SIOMARA CASTRO NERY Universidade Estadual de Santa Cruz
  • STEFANIE RODRIGUES COSTA Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC/BA
  • MARIZÉTE SILVA SOUZA Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0397-0406

Palavras-chave:

Letramento. Era digital. Educação. Inclusão/exclusão

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar resultados preliminares de um estudo sobre letramento digital desenvolvido no curso de graduação em Letras.  Destaca, inicialmente, a relação entre a nova era digital e o letramento no contexto da educação escolar e da correlação discente-docente, com ênfase na adequação do docente em meio à nova e desafiadora realidade das redes. Serão analisados, pois, primeiramente, a dinâmica nas relações que envolvem troca de informações e como transcorreu a passagem da leitura do meio físico – através de livros e/ou documentação escrita – para o ambiente virtual das redes. Em seguida, será analisada a relação de inclusão e exclusão digital que ocorre entre os indivíduos e como sucede-se a relação discente-docente com a tecnologia nas salas de aula. A importância de discutir de modo aprofundado esse conceito nos cursos de graduação justifica-se pela necessidade de adequar as práticas leitoras desenvolvidas nas salas de aula à esse universo das tecnologias encaradas aqui como instrumentos de construção de saber significativo no processo pedagógico desenvolvido dentro e fora das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SIOMARA CASTRO NERY, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Assistente do Departamento de Letras e Artes; membro de Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos sociais Diversidade e Educação do Campo; Doutoranda em Educação.

STEFANIE RODRIGUES COSTA, Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC/BA

Graduanda do curso de Letras e Artes pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC/BA

MARIZÉTE SILVA SOUZA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Auxiliar do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA); membro do GEPEMDEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos sociais Diversidade e Educação do Campo;  Doutoranda em Educação.

Referências

BUZATO, M. E. K. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: Congresso Ibero-americano EDUCAREDE, 3, São Paulo, 2006. Anais. São Paulo: CENPEC, 2006.
FONSECA, Magna de Carvalho. Letramento digital: uma possibilidade de inclusão social através da utilização de software livre e da educação a distância. Universidade Federal de Lavras, v. 1, p. 7-56, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51ªed. Nova Coleção Questões de Nossa Época, vol.22. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010.
MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. GÊNEROS DIGITAIS: modificação na e subsídio para a Leitura e a Escrita na Cibercultura. PROLÍNGUA, v. 3, n. 1, 2009.
MELÃO, Dulce. Ler na era digital: os desafios da comunicação em rede e a (re) construção da (s) literacia (s). EXEDRA, n. º3, p. 75-90, 2010.
OLIVEIRA, Rafaela Calixto de. O que é Letramento Digital?. 2012. Disponível em: <http://eduquetec.wordpress.com/2012/07/19/o-que-e-letramento-digital/>. Acesso em 6 jan. 2018.
ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROMAN, Ângelo Edval. Os desafios para o professor na era digital. Educação e Humanidades, v. 1, n. 1, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ªed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2016.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
_____ Alfabetização e letramento. Caderno do Professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

CASTRO NERY, S., COSTA, S. R., & SOUZA, M. S. (2018). LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0397–0406. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0397-0406

Edição

Seção

Educação