OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE

Autores

  • Dionas Ávila Pompeu Universidade Federal de Santa Maria
  • Laura Senna Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0446-0458

Palavras-chave:

Identidade docente. Interseccionalidade. Epistemologia.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apontar alguns elementos significativos para análise da formação da identidade profissional das/os docentes. Para tal dividiu-se o artigo em duas partes. A primeira diz respeito a uma discussão de ordem epistemológica, ou seja, trata-se do processo de produção do conhecimento. Entende-se que há uma necessidade em elaborar conhecimento a partir das especificidades dos dados locais, rompendo com a incorporação direta e acrítica de teorias produzidas em outros lugares. Já na segunda seção há um esforço para construir uma interlocução minimamente coesa entre autoras e autores que trabalham com o tema da identidade. O objetivo é produzir ferramentas analíticas que possibilitem uma ida a campo de maneira mais organizada, visando, como apontado na primeira parte, um diálogo crítico em face da informação dada pela realidade deste que é pretendido encarar. Além disso, é relevante destacar que na profissão docente o gênero se destaca no que se refere a identidade profissional, entretanto, outras referências merecem atenção. Posto isso que há empenho aqui em – com a utilização do debate epistemológico e das ferramentas teórico-conceituais – dialogar o gênero com outras perspectivas como etnia, geração e geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionas Ávila Pompeu, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Laboratório de Investigação Sociológica (LabIS).

Laura Senna Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em bacharelado em Ciências Sociais (UFPEL, 2004) e licen­ciada em História (FURG, 2003). Especialista em Sociologia Política (UFPEL, 2006). Mestre em Sociologia Política (UFSC, 2008). Douto­ra em Sociologia (UFRJ, 2013). Professora adjunta na UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da mesma universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2012.
BOURDIEU, Pierre et al. Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, nº 26, pp. 329-376, jan./jun. 2006.
CHAMON, Magda. Trajetória de feminização do magistério: ambiguidades e conflitos. In: BRITO, Vera Lúcia. Professores: identidade, profissionalização e formação. Belo Horizonte: Argvmentvum, 2009.
CONNELL, Raewyn. Gênero em termos reais. São Paulo: nVersos, 2016.
CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015.
CRUZ, Fabiana et al. As relações de poder na feminização do trabalho docente. Fazendo gênero: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, agosto 2010.
DINIZ, Margareth. De que sofrem as mulheres-professoras? In: LOPES, Eliana (org.) A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001
DUBAR, Claude. A Socialização: a construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
KNOBLAUCH, Adriane. Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Educação, Porto Alegre, vol. 39, pp. S86-s95, dez. 2016.
LAHIRE, Bernard. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade, nº 78, pp. 37-55, abril 2002.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidade, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, vol. 11, nº 2, pp. 263-274, jul./dez. 2008.
SILVA, Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tadeu da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
VIANNA, Claudia. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia (org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013, pp. 159-180.
_______. O sexo e o gênero da docência. Cadernos pagu, vol. 17/18, pp. 81-103, 2001/2002.
WILSON, Colin. Vampiros do espaço. São Paulo: Círculo do Livro, 1976.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Pompeu, D. Ávila, & Ferreira, L. S. (2018). OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0446–0458. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0446-0458

Edição

Seção

Ciências Sociais